Alems iniciou 2025 fortalecendo o Movimento #TodosPorElas, inspirado pela Lei Maria da Penha
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/movimento-todos-por-elas-campanha-contra-violencia-genero-feminicidio-violencia-domestica-tribunal-justica-assembleia-legislativa-governo-ms-2025-300x199.jpeg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/movimento-todos-por-elas-campanha-contra-violencia-genero-feminicidio-violencia-domestica-tribunal-justica-assembleia-legislativa-governo-ms-2025-300x199.jpeg)
Conduzida pelos chefes do Judiciário, Legislativo e Executivo de Mato Grosso do Sul, a campanha permanente #TodosPorElas continua sendo prioridade absoluta. A declaração é do deputado estadual Gerson Claro (PP), presidente da Assembleia Legislativa (Alems). Ele reiterou este compromisso já na abertura dos trabalhos regimentais e políticos do ano.
Idealizada para conscientizar a sociedade e incentivar a mobilização popular para o enfrentamento à violência contra a mulher e pelo fim do feminicídio, a campanha foi lançada em agosto de 2024, no aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). A Alems tem um site, o #TodosPorElas, com as informações detalhadas, as parcerias e a utilização de tecnologia como ferramenta inovadora nesta luta, informou Gerson.
Estão perfilados na linha de frente do movimento o desembargador Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça (TJ); o governador Eduardo Riedel (PSDB), chefe do Executivo; e o deputado estadual Gerson Claro (PP). A iniciativa interinstitucional para a erradicação do feminicídio é da coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do TJMS, e dirigida pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva.
CONSCIÊNCIA
Gerson Claro ressalta o caráter de conscientização nesta campanha, que busca apoio geral da sociedade. Esclarece que o TJMS é o protagonista no movimento, “mas com a participação integral do Executivo e Legislativo é possível avançar mais e mais”. O deputado pontua: “Nós encampamos a ideia e fizemos todo trabalho de mobilização e conscientização. O esforço conjunto dos poderes e sociedade visa combater, prevenir e erradicar o feminicídio”.
A iniciativa conta com um documento de apoio e intervenções, o Pacto de Compromisso, representando o esforço conjunto de todos no combate ao feminicídio. Recentemente, o TJMS lançou o Monitor da Violência Contra a Mulher, uma ferramenta inovadora e estratégica para prevenir, monitorar e combater a violência de gênero. Outra inovação da campanha é o Memorial Dias Sem Elas, um espaço virtual localizado no site oficial. O ambiente proporciona reflexão, respeito e compromisso dedicados às memórias das mulheres cujas vidas foram interrompidas pelo feminicídio.