Câmara Maio 2026
Prefeitura Agosto 2026
  • Campo Grande MS, 24 de agosto de 2026
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Campo Grande, 24 de agosto de 2026

Pós tornozeleira: EUA revogam vistos de ministros do STF e familiares

  • 19 de julho, 2025
  • Destaque, Economia, Internacional, Politica
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Decisão gera crise institucional e repercute na imprensa mundial. Sanção imposta pelo governo Trump atinge Alexandre de Moraes e mais sete ministros. Bolsonaro vira manchete internacional após uso de tornozeleira eletrônica.

Bolsonaro com tornozeleira eletrônica, proibido de usar redes sociais, se comunicar com embaixadores e o filho Eduardo Bolsonaro(nos EUA) e com ordem de permanecer em casa das 19h às 7h.

O governo dos Estados Unidos anunciou na sexta-feira (18/07) a revogação dos vistos americanos do ministro Alexandre de Moraes e de outros sete integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF), além de seus familiares diretos. A medida foi confirmada pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, e representa uma reação direta à operação da Polícia Federal que, na manhã do mesmo dia, invadiu a casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília e o obrigou a usar tornozeleira eletrônica.

Além de Moraes, também tiveram os vistos suspensos os ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Gilmar Mendes. Apenas André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques ficaram de fora da lista de sanções.

Segundo Rubio, a medida responde ao que classificou como uma “caça às bruxas política” promovida por membros da Corte brasileira. “Ordenei a revogação dos vistos de Moraes e seus aliados no tribunal, bem como de seus familiares próximos, com efeito imediato”, afirmou Rubio em publicação nas redes sociais.

A medida de Washington gerou um abalo diplomático sem precedentes entre Brasil e Estados Unidos e escancarou a crescente tensão entre o Judiciário brasileiro e setores políticos alinhados ao ex-presidente Bolsonaro. O Itamaraty, até o momento, não se pronunciou oficialmente sobre a decisão americana.

Sanções atingem ministros e famílias

A revogação dos vistos não atinge apenas os magistrados, mas também seus familiares diretos. Entre os atingidos estão filhos e cônjuges de ministros que residem temporariamente ou estudam nos EUA. A suspensão dos vistos impõe barreiras a viagens pessoais e a futuras missões de cooperação internacional, além de representar forte constrangimento político para o STF.

A decisão repercute fortemente entre analistas e diplomatas, que apontam um precedente grave para as relações entre poderes institucionais de dois países democráticos. Fontes do STF ouvidas pela imprensa brasileira classificaram a medida como “intervenção externa inaceitável” e defendem resposta institucional coordenada entre os três Poderes.

Bolsonaro vira manchete mundial

A operação da Polícia Federal contra Bolsonaro dominou neste sábado (19) as capas dos principais jornais do mundo. O caso ganhou destaque em veículos como The New York Times, The Washington Post, El País, Le Monde, Der Spiegel e The Guardian, todos abordando a nova fase da crise institucional brasileira.

The Washington Post destacou que “os EUA punem juiz brasileiro por perseguição contra Bolsonaro”, ressaltando que a decisão de Trump de revogar vistos reflete o alinhamento político com o ex-presidente brasileiro.

El País, da Espanha, classificou a ação da PF como “o ápice de uma tensão judicial que arrasta o Brasil para uma disputa entre Judiciário e populismo”.

Le Monde, da França, colocou em sua manchete: “Bolsonaro sob vigilância eletrônica: ex-presidente do Brasil é alvo de ação inédita da polícia”.

Der Spiegel, da Alemanha, enfatizou os impactos políticos: “Bolsonaro com tornozeleira: Justiça brasileira desafia forças conservadoras”.

The Guardian, do Reino Unido, abordou a medida como parte de uma “crise crescente que compromete o papel do STF e a estabilidade política do país”.

A imagem de Bolsonaro usando tornozeleira eletrônica, circulando sob escolta, e impedido de acessar redes sociais ou manter contato com aliados próximos — como seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro — ganhou ampla projeção.

A decisão do ministro Alexandre de Moraes cita indícios de que pai e filho estariam atuando em conjunto em ações que atentariam contra a soberania nacional, inclusive usando a ameaça de tarifas de importação por parte do governo dos EUA como arma de pressão institucional.

Tensão entre Brasil e EUA

A medida do governo Trump também tem implicações comerciais. A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada recentemente por Donald Trump foi celebrada por aliados bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro, e mencionada no despacho judicial como uma forma de cooperação entre o ex-presidente e uma potência estrangeira contra instituições nacionais.

Com a crise, o governo Lula deve enfrentar desafios na gestão da política externa. Setores do Itamaraty avaliam que a retaliação americana compromete os canais diplomáticos entre os dois países. Ainda não há informação oficial sobre possível resposta brasileira, mas a expectativa é de que o Planalto atue para proteger a imagem do Judiciário e garantir que a soberania do país seja respeitada.

O Supremo Tribunal Federal deve se reunir nos próximos dias para discutir uma reação institucional. No Congresso, parlamentares bolsonaristas comemoraram as sanções, enquanto setores do centro e da esquerda demonstraram preocupação com o enfraquecimento da autoridade judicial e a possibilidade de interferência estrangeira nos assuntos internos brasileiros.

Enquanto isso, Bolsonaro reafirma que é vítima de perseguição política e se diz alvo de “um sistema que teme sua volta ao poder”. Ele segue monitorado e impedido de se manifestar publicamente sobre o processo.

A crise instaurada entre os EUA e o STF, impulsionada por tensões internas do Brasil, deve seguir dominando o debate político e diplomático nos próximos dias.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Outras Postagens

PrevAnteriorAgricultura familiar ganha reforço com entrega de tratores em Campo Grande
PróximoVídeo: Mulher fica em estado grave em atropelamento na Duque de CaxiasNext
Bem Simples
Whatsapp

Últimas Notícias

Enunciados de desembargador de MS são aprovados em congressos do STJ

22 de agosto de 2026

Murais em escolas de Campo Grande unem arte, participação estudantil e sustentabilidade

22 de agosto de 2026

STF retoma em setembro análise de mudanças na Lei da Ficha Limpa

22 de agosto de 2026

Argentina registra superávit comercial há 32 meses consecutivos

22 de agosto de 2026

UFMS abre seleção para mestrados e doutorados

22 de agosto de 2026

PRIMT abre cadastro reserva para desempregados em Campo Grande

22 de agosto de 2026
Carregar mais
Não há mais notícias para mostrar
WhatsApp

Siga-nos nas redes sociais

  • @FolhadeCG
  • @folhadecg
  • @folhacg

Contato

  • Rua Salim Maluf, 587 - Nova Bandeirantes
  • 67 99216-0497
  • contato@folhacg.com.br
Powered by ♠Dyo51.Com