O atacante Memphis Depay, do Corinthians, esteve em campo no empate da Holanda por 2 a 2 com o Japão, neste domingo, pela primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.

O camisa 10 do Corinthians iniciou a partida no banco de reservas e foi acionado aos 24 minutos do segundo tempo, na vaga de Malen, quando a Holanda ainda vencia por 2 a 1.
Segundo dados do Sofascore, o atacante registrou dez ações com a bola, distribuiu um passe decisivo, realizou um cruzamento e acertou os sete passes que tentou, alcançando 100% de aproveitamento no fundamento. Além disso, somou duas recuperações de posse, uma perda de bola e uma falta cometida. O holandês ainda recebeu um cartão amarelo.
A equipe comandada por Ronald Koeman iniciou a partida com Verbruggen; Dumfries, Van Hecke, Van Dijk e Van de Ven; De Jong, Gravenberch e Reijnders; Summerville, Gakpo e Malen.
Os quatro gols do confronto aconteceram na etapa complementar. Aos cinco minutos, após cobrança de escanteio, Van Dijk subiu mais alto que a defesa japonesa e abriu o placar de cabeça. A resposta do Japão veio aos 11 minutos, quando Nakamura arriscou de fora da área. A bola desviou em Van Hecke no caminho e enganou o goleiro Verbruggen, deixando tudo igual.
A igualdade durou pouco. Aos 18 minutos, Gravenberch encontrou Summerville pela direita. O atacante cortou para o meio e finalizou colocado, no canto do goleiro japonês, recolocando a Holanda em vantagem. Quando a vitória holandesa parecia encaminhada, o Japão buscou o empate aos 43 minutos. Após cobrança de escanteio, Ogawa subiu para cabecear, e a bola desviou em Kamada antes de entrar.
A Holanda integra o Grupo F ao lado de Japão, Suécia e Tunísia. Com o empate neste domingo, a Laranja Mecânica somou seu primeiro ponto na competição e ocupa a terceira colocação da chave, atrás da Suécia, que venceu a Tunísia por 5 a 1 e lidera o grupo.
O próximo compromisso da seleção holandesa está marcado para o dia 20 de junho, próximo sábado, às 14h, diante da Suécia, no NRG Stadium, em Houston. A participação na fase de grupos será encerrada no dia 25, às 20h, contra a Tunísia, no Arrowhead Stadium, em Kansas City.

Enquanto Memphis estiver à disposição da Holanda durante a Copa do Mundo, o Corinthians receberá uma compensação financeira de cinco mil dólares por dia. O mecanismo faz parte do programa de indenização destinado aos clubes que cedem atletas para a disputa do torneio.
Esta é a terceira participação de Memphis em uma Copa do Mundo. O atacante já havia defendido a seleção holandesa nas edições de 2014 e 2022 e soma, agora, dez partidas disputadas no torneio. Ao longo de sua trajetória em Mundiais, o camisa 10 acumula três gols e uma assistência, além de um retrospecto de sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
Vale destacar que Memphis é o maior artilheiro da história da seleção da Holanda, com 55 gols marcados, superando nomes históricos como Robin van Persie e Johan Cruyff.
Em meio à disputa da Copa do Mundo, Memphis segue em conversas com o Corinthians para estender sua permanência no clube. O contrato atual do camisa 10 se encerra no fim de julho, mas o atacante já tem em mãos a proposta formalizada pela diretoria alvinegra para a renovação do vínculo.
A definição agora depende da resposta do jogador aos termos apresentados pelo clube. Internamente, o cenário é tratado com otimismo, principalmente porque o holandês já demonstrou, em diferentes oportunidades, o desejo de continuar sua trajetória no Parque São Jorge.
Com informações do Portal Meu Timão








