Com 3.945 unidades já construídas, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande para combater o déficit habitacional está sendo renovada e fortalecida. É o que ressaltaram os dois principais gestores à frente desse entendimento, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante o ato simbólico de entrega de apartamentos para as 192 famílias do Residencial Jornalista Armando Tibana.
O evento, na quarta-feira (7), Dia do Jornalista, assinalou a reverência prestada pelas autoridades ao profissional da imprensa cujo nome foi dado ao empreendimento. Armando Kosuke Tibana foi um dos grandes personagens políticos e sociais da cidade, acumulando atividades de radialista, empresário, apresentador de televisão e vereador. Morreu aos 66 anos, de infarto fulminante, em 13 de setembro de 2013.
Azambuja não deixou em branco a lembrança e destacou: “Justamente no dia 7 entregar um residencial com o nome do grande jornalista Armando Tibana, e ao mesmo tempo beneficiar 192 famílias, são emoções especiais”, afirmou. “Ter sua própria casa é o sonho de todos que pagam aluguel ou moram de favor, sonho que se realiza devido a um programa consorciado entre o Estado, o Município e a União”, completou.
Depois de pontuar que até agora já foram entregues 3.945 moradias, o governador anunciou: “Há muitas outras unidades em construção. Isso é resultado da união. A dinâmica da habitação não para”. O secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, põe esse investimento na conta de “uma atuação pública responsável e humanizada”. E reforça: “Representa cidadania, dignidade e qualidade de vida, propicia às famílias um lar para chamar de seu”.
O prefeito também lembrou o significado da data e a importância da homenagem, assim como da transparência nos sorteios. “O saudoso Tibana apresentava programas de televisão, um homem público que fez a ponte necessária com a comunidade nipo-brasileira, com ética e dignidade”. Para a diretora-presidente da Agência Estadual de Habitação (Agehab), Maria do Carmo Avesani Lopez, a entrega representa o ponto final de um trabalho em equipe, planejado e eficiente.
Reduzido por causa da pandemia de coronavírus, o ato simbólico entregou as chaves para cinco famílias. As demais 187 receberão as chaves a curto prazo. O irmão do homenageado, Bernardo Tibana, emocionou-se com as referências a Armando. “É uma honra muito grande. Estamos satisfeitos e agradecidos. Ele ajudava muito as pessoas”.