Esmeralda Brites Marques, de 74 anos morreu e cerca de 27 pessoas ficaram feridas após o motorista de um ônibus ter a visão prejudicada devido a forte neblina na madrugada desta segunda-feira (12), sair da pista e tombar o veículo, na BR-163, em São Gabriel do Oeste, distante 140 quilômetros de Campo Grande.
De acordo com o delegado Matheus Vital, o ônibus da empresa Andorinha saiu de Rondonópolis e seguia para Campo Grande, quando por volta das 3h o motorista passou por um trecho da rodovia com uma forte neblina.
O motorista relatou a polícia que acreditava estar entrando em uma faixa dupla da pista, quando se deu conta que na verdade estava fora da rodovia. Ele conta que tentou voltar o veículo para pista, mas não conseguiu e o ônibus tombou para direita.
O veículo era ocupado por 28 passageiros. Outras seis pessoas foram socorridas em estado grave e encaminhados em vaga zero para a Santa Casa de Campo Grande. O coordenador médico do Pronto-socorro do Hospital, Marcos Bonilha explica que a Santa Casa desde a madrugada realiza contato com as autoridades do interior para receber as vítimas com politraumatismo. “Temos regulados seis pacientes em estado grave e gravíssimo. Até o momento, tivemos a chegada de quatro em estado realmente grave. Tivemos que começar a instituir o nosso plano de contingência e ativação para acidentes com múltiplas vítimas”, explicou.
Marcos Bonilha detalha que a Santa Casa liberou a sala de emergência, que estava com 24 pacientes, para o atendimento das vítimas mais graves. “Os atendimentos têm sido feitos de maneira adequada”. Os outros passageiros sem ferimentos graves foram socorridos até o Hospital Municipal da cidade do interior.
Ainda conforme o delegado, a empresa Andorinha preparou um ônibus reserva para transportar todos os passageiros que já receberam alta.
O caso é registrado na Delegacia de Polícia de São Gabriel do Oeste como lesão corporal e homicídio culposo, ambos na prática de veículo automotor.