O domingo de carnaval do Porto Folia levou para a Praça de Eventos toda a irreverência e alegria dos murtinhense, expressando por meio da folia o reviver e a autoestima de uma cidade que se prepara para ser o portal da Rota Bioceânica – centro do hub logístico que movimentará o comércio internacional entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O desfile dos blocos carnavalescos foi o ponto alto dos festejos resgatados pela prefeitura de Porto Murtinho.
A participação das agremiações no carnaval local é recente, com a retomada do evento pelo município motivando os foliões a se organizarem para brincar de forma festiva e harmônica a passagem do reinado momesco na fronteira sudoeste. Com a secretaria municipal de Turismo abrindo um concurso para a escolha do melhor bloco, os carnavalescos prepararam uma grande apresentação, que surpreendeu o público pela beleza das fantasias e o alto astral.
“O desfile dos blocos foi realmente emocionante, mostrando que os murtinhense estão motivados e com as esperanças renovadas com esse novo momento que a cidade vive”, disse o prefeito Nelson Cintra. Para o secretário de Turismo, Clayton Castilho, Porto Murtinho está demonstrando seu potencial para grandes eventos, como o carnaval. “O desfile foi um sucesso, uma competição acirrada, porém num clima saudável, que fez toda a diferença”, comentou.
Alegria contagiante
O Porto Folia terá quatro noites de carnaval – 10 a 13 de fevereiro – e a programação organizada pela prefeitura conta com o apoio do Governo do Estado. A festa está sendo animada por grandes atrações nacionais e regionais, como os grupos Thimbahia e Resenha do Play, as cantoras Paolla e Regina Bombom, a banda Lilás e o cantor Deny Graciano, além dos pratas da casa (Axé Mix, Pagode de Vila, Negrolô e os djs Picto, JK e Douglas Cabral.
No concurso dos blocos, realizado na noite de domingo para a madrugada de segunda-feira, a prefeitura foi contemplada também com recursos da Lei Paulo Gustavo, destinando uma premiação de R$ 11 mil para os três primeiros colocados. Os blocos proporcionaram um desfile grandioso, com muita criatividade: alas, pequenos carros-alegóricos, abre-alas homenageando a construção da ponte bioceânica sobre o Rio Paraguai e uma alegria contagiante na arena.
O bloco vencedor foi o Sarambi (“tudo bagunçado”, em guarani), fundado em agosto deste ano, com 114 pontos. Campeão do ano passado, o bloco Alô Nasa, em atividade há dois anos, ficou com o segundo lugar, com 112 pontos. Na terceira colocação, o bloco Farofa Jiboião, com 103 pontos. E na última colocação, com uma apresentação especial, o bloco denominado Ka’uregua ndoikei (“Estou bêbado, posso tudo”, em guarani), de Carmelo Peralta (Paraguai).
A programação para esta segunda-feira é a seguinte: a partir das 21h, se apresentarão o Dj Picto, Axé Mix, cantor Negrolô, Dj JK, Banda Lilás e Thimbahia.