Cerca de oito alunos foram afetados pela situação, tendo seu primeiro dia de aula comprometido
Estudantes da região da Fazenda Fortuna, próxima à Usina do Mimoso, em Ribas do Rio Pardo, a 86 km de Campo Grande, tiveram o primeiro dia de aula frustrado, devido às condições precárias da estrada MS-340, na manhã desta segunda-feira (19).
O trajeto ficou intransitável após as intensas chuvas que caíram na região, deixando um lamaçal. O veículo que transporta os alunos dessas fazendas acabou atolando e quebrando, exigindo o auxílio de um trator para rebocá-lo.
“É um atoleiro sem fim. Todo ano isso”, reclama o trabalhador da Fazenda Ouro Verde, Douglas de Andrade, que tem filhos de 11, 8 e 6 anos na Escola Rural Usina do Mimoso Pólo. A instituição fica ao lado de uma usina hidrelétrica, a 30 quilômetros da propriedade onde a família mora.
A falta de manutenção nas estradas é o fator que dificulta a passagem dos veículos, acredita Douglas. “A prefeitura passa o maquinário ‘uma vez por ano’. Teria que passar todos os dias”, diz.
O veículo que faz o transporte é do modelo Kombi e pertence à Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, segundo o trabalhador rural.
Mesmo se fosse um ônibus, ele acha que não passaria pela estrada toda embarreada e alagada. “Tem uma empresa que planta eucalipto aqui perto e leva os funcionários de ônibus, mas já com o trator guinchando, porque não tem outro jeito”, exemplifica.
No ano passado, os filhos de Douglas perderam vários dias de aulas. Ele relata já ter pedido ajuda aos vereadores do município para interceder e resolver a situação.