México e Polônia não conseguiram tirar o zero do placar em sua estreia na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Nesta tarde (22), as seleções empataram por 0 a 0, no Estádio 974, em Doha, em partida válida pela primeira rodada do Grupo C. Apesar da ausência de gols, não faltou empenho do lado mexicano para inaugurar o marcador, mas a equipe esbarrou na retranca polonesa, que pouco criou e ainda viu Lewandowski ter um pênalti defendido por Ochoa.
Sem conseguir aproveitar as chances criadas e o domínio na partida, a seleção mexicana terminou com um empate que teria um gosto amargo se não fosse a defesa salvadora de seu goleiro de 37 anos. Em sua quinta Copa do Mundo, Ochoa acertou o canto da cobrança e parou o atacante eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela Fifa. A equipe europeia, sem nenhum brilho ofensivo e com seu principal jogador apagado, desperdiçou a única grande chance que teve no jogo.
Foi o segundo 0 a 0 da Copa do Qatar, que teve Dinamarca e Tunísia empatando sem gols nesta manhã, pelo Grupo D. O empate fez com que México e Polônia somassem apenas um ponto na chave C. A Arábia Saudita, que venceu a Argentina de virada mais cedo, ocupa a liderança da tabela, com três pontos, enquanto a equipe sul-americana está em último, zerada.
O México, em sua 17ª participação em Copas do Mundo, busca passar das quartas de final em 2022 e superar as suas melhores participações no torneio até então. Já os poloneses, que somam 9 aparição no Mundial, chegaram a ficar em terceiro em duas ocasiões (1974 e 1982).
A segunda rodada do Grupo C será realizada no sábado (26). A seleção mexicana enfrentará os argentinos, enquanto a Polônia encara a Arábia Saudita.
Primeira chegada mexicana
O duelo começou com o México no controle das ações, trocando muitos passes no meio de campo e cercando a seleção polonesa, armada para o contra-ataque. Os europeus se defendiam solidamente, mas cederam espaço aos 4 minutos. Lozano roubou a bola de Kiwior, saiu em disparada pelo lado direito e cruzou na área. Vega, que se emocionou na hora do hino de seu país antes de a bola rolar, apareceu no segundo pau, mas não conseguiu se esticar o suficiente para desviar. Após esse lance, o jogo ficou truncado por cerca de 20 minutos.
México insiste
Aos 26, a seleção da América do Norte voltou a ameaçar o gol defendido por Szczesny. Herrera descolou um cruzamento para área e Vega subiu para cabecear cruzado, mas a bola foi para a linha de fundo.
Na sequência, os mexicanos voltaram ao ataque, com Gallardo sendo lançado nas costas da defesa. O goleiro polonês saiu mal para tentar cortar o passe, sem acertar a bola em cheio, mas o lateral do México não conseguiu aproveitar o vacilo e finalizou para fora sob pressão dos zagueiros. Entretanto, a bandeira de impedimento foi levantada, invalidando a jogada.
Jogo morno e Lewa apagado
Como um todo, o primeiro tempo teve bastante intensidade, graças principalmente aos mexicanos, mas pouca ação efetiva. Apenas uma finalização do México foi na direção da meta, e nenhuma da Polônia. Lewandowski, principal esperança de gol da seleção europeia, foi ofuscado pelos defensores mexicanos. O camisa 9 deu apenas 18 toques na bola e um chute para fora nos primeiros 45 minutos, de acordo com a plataforma ‘SofaScore’.
Ochoa para Lewa
Após o intervalo, veio a grande chance da partida. O capitão da Polônia teve o seu ápice aos oito minutos da segunda etapa. O México bobeou na defesa e a Polônia aproveitou para roubar a bola e acionar Lewa. O atacante de 34 anos recebeu na entrada da área, girou para cima de dois marcadores e acabou caindo diante de Ochoa ao se engalfinhar com Moreno na disputa por espaço.
Szczesny salva
Logo após o pênalti defendido por Ochoa, os mexicanos levaram perigo mais uma vez ao gol polonês. Aos 18′, Álvarez arriscou de fora da área e Martín apareceu no meio do caminho para desviar de cabeça e surpreender. No entanto, o experiente goleiro da Polônia conseguiu defender no reflexo e impediu, mais uma vez, o placar de ser alterado.
Até o final da partida, México e Polônia ainda buscaram a vitória, mas a partida retomou a temperatura do primeiro tempo, sem grandes acontecimentos. O placar permaneceu zerado após os 90 minutos, mais os grandes acréscimos.
Ficha técnica
México 0 x 0 Polônia
Competição: 1ª rodada do Grupo C da Copa do Mundo de 2022
Local: Estádio 974, em Doha, no Qatar
Data e hora: 22 de novembro de 2022, às 13h (de Brasília)
Gols: –
Cartões amarelos: Sánchez (MEX)
Árbitro: Chris Beath (AUS)
Auxiliar 1: Anton Schetinin Auxiliar 2: Ashley Beecham
México: Ochoa; Montes, Moreno, Sanchez e Gallardo; Alvarez, Herrera e Chavez; Vega, Martin e Lozano. Técnico: Gerardo ‘Tata’ Martino.
Polônia: Szczesny; Cash, Kiwior, Glik, Bereszynski e Zalewski; Krychowiak, Kaminski, Szymanski; Lewandowski e Zielinski. Técnico: Czeslaw Michniewicz