Iniciadas em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), as obras do Aquário do Pantanal estão prestes a ser finalmente concluídas. segundo o titular da Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), Eduardo Riedel (PSDB), o empreendimento será entregue no mês de março.
Na segunda-feira (7), o governador Reinaldo Azambuja disse que o Grupo Cataratas veio revisar os trabalhos feitos no Aquário do pantanal e que gostaram do que viram. “Vieram no sábado, gostaram do que viram e agora vamos aguardar a manifestação da cataratas, que vão decidir se vão seguir ou não com a concessão”.
Reinaldo se mostrou tranquilo com a finalização dos trabalhos e disse que o governo está preocupado em primeiro terminar as obras e depois haverá a decisão de quem será mantenedor e administrador do aquário.
O Aquário do Pantanal foi iniciado no primeiro semestre de 2011, começo do segundo mandato de Puccinelli, com previsão de custar R$ 84 milhões. Todavia, diversos impasses culminaram no atraso das obras e elevação dos custos para mais de R$ 230 milhões.
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.