O deputado estadual Professor Rinaldo Modesto, líder do PSDB na Assembleia Legislativa, classificou como conquista histórica o convênio entre o Governo do Estado e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul abrindo vagas de estágio para alunos de Medicina em 25 municípios. “Há diversos benefícios e avanços agregados, sobretudo a ampliação do arco de conhecimentos, o aumento da capacidade de atendimentos na rede pública e a qualificação de campo de profissionais que estagiarão já prestando à população um serviço de primeira necessidade”, opinou.
Rinaldo participou da solenidade, da qual participaram o governador Reinaldo Azambuja; a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta; e o reitor da Universidade Estadual (Uems), Laércio Alves de Carvalho. Na ocasião, foi assinado também o edital de apoio financeiro aos programas de pós-graduação e autorização do acordo para construção do Centro de Estudos de Recursos Naturais da Uems, em Dourados.
“É para celebrar”, exultou o deputado, referindo-se aos novos procedimentos. O estágio em cidades do interior do Estado agora integra o projeto pedagógico do curso de Medicina da Uems e será obrigatório para o concluinte pegar o diploma no final do curso. O convênio garante a concessão de uma bolsa de R$ 800, além de alimentação e hospedagem para cada aluno. Eles vão atuar por cerca de dois meses em um dos 25 municípios inscritos no projeto.
O chamado internato regional vai começar na turma de 48 alunos que ingressou no 6° ano de Medicina, depois de passar por cinco anos de internato em Campo Grande, onde é ministrado o curso. “O internato regional no interior do Estado é justamente para que o aluno possa atuar dentro das condições que são colocadas ali no interior e, com isso, gerar um grande impacto para comunidade do interior que tem uma dificuldade de ter médicos”, ressaltou Carvalho. Serão formados 12 grupos para circular pelo interior, cada um com dois médicos.
LIDERANÇA
Rinaldo Modesto parabenizou o colega José Carlos Barbosinha (DEM), que entregou na quarta-feira o cargo de líder do Governo a Gerson Claro (PP). Após fazer o discurso de despedida, Barbosinha foi saudado efusivamente por Rinaldo, que destacou sua atuação. Em seguida, ele desejou êxito a Gerson Claro, pontuando tratar-se de outra reserva política qualificada e à altura do desafio.
Ex-líder do Governo, Professor Rinaldo entende que a tarefa é complexa, mas pode ser desempenhada com absoluta eficiência quando o escolhido possui os predicados fundamentais. “Tanto o deputado Barbosinha quanto o deputado Gerson Claro são dois quadros de reconhecida competência política e regimental, são pessoas de diálogo e de buscar soluções, com trânsito em todas as correntes representadas nesta Casa”.