• Campo Grande MS, 18 de agosto de 2026
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Search
Close
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Menu
  • Home
  • Editorias
    • Politica
    • Polícia
    • Eleições 2022
    • Cidades
    • Economia e Agronegócio
    • Cultura
    • Entrevistas
    • Esportes
    • Geral
  • Colunas
    • Geraldo Silva
    • Boca do Forno
    • Folha Aberta
    • Baú da Folha
  • Entretenimento
    • Na Poltrona do Cinema com Pedroka
  • Vídeos
  • Contato
Campo Grande, 18 de agosto de 2026

Duas pessoas morrem em queda de bimotor próximo ao Aeroporto Santa Maria

  • 3 de julho, 2026
  • Acidente
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Aeronave caiu minutos após a decolagem na manhã desta sexta-feira (03/07). A suspeita inicial envolve neblina e tentativa de retorno para pouso.

Destroços da aeronave encontrados numa área de mata próxima ao Aeroporto Santa Marina (Foto: Juliano Almeida).

Dois corpos foram encontrados na manhã desta sexta-feira (03/07) nos destroços de um avião que caiu hoje às 6h55 em uma área de mata ao lado do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. As vítimas, o piloto Henrique Martin  e uma mulher (que ainda não teve identificação divulgada), estavam presos às ferragens da aeronave.

Piloto Henrique Martin que faleceu hoje na queda da aeronave próximo ao Aeródromo na Capital.

Henrique Martin  havia se tornado conhecido na aviação sul-mato-grossense pelo histórico de voos na região e por compartilhar registros nas redes sociais. A identidade dele foi confirmada pelo proprietário do hangar onde a aeronave ficava estacionada, que também acionou as equipes de socorro após ouvir um forte estrondo nas proximidades do Aeroporto Santa Maria

Queda ocorreu logo após a decolagem

O acidente aconteceu por volta das 6h55. A aeronave havia decolado às 6h40  do aeroporto Santa Maria, com destino ao Pantanal e, de acordo com o que foi inicialmente informado, tentou retornar ou pousar em outra pista por causa da baixa visibilidade provocada pela neblina intensa hoje de manhã sobre a Capital, e acabou caindo, mas não explodiu.

Os destroços foram localizados por um funcionário de hangar que fazia buscas a pé na região desde o início da manhã. O avião foi encontrado do lado direito da pista, em uma área próxima ao Condomínio Atlântico, e ficou completamente destruído.

Bombeiro em área que foi isolada para perícia (Foto: Juliano Almeida)

Resgate exigiu cuidado

O atendimento foi marcado por forte cheiro de combustível, o que levou as equipes a atuar com cautela na área da queda. O Corpo de Bombeiros deslocou militares a pé e também por caminhonete, além de uma unidade de resgate e uma viatura de combate a incêndio.

Câmeras de segurança de imóveis na região teriam registrado o barulho da queda, reforçando a cronologia do acidente divulgada pelas primeiras apurações. As equipes permanecem no local para isolamento, retirada dos destroços e apoio à perícia.

No local, os destroços ficaram espalhados por aproximadamente 20 metros em meio à vegetação. Apesar da destruição, o avião não chegou a explodir após a queda, embora um forte cheiro de combustível permanecesse na área.

Um dos poucos equipamentos preservados foi a chamada “caixa laranja”, que permaneceu praticamente intacta e deverá auxiliar nas investigações sobre as causas do acidente.

A identificação das duas  vítimas depende da análise oficial dos órgãos competentes.(Foto: Juliano Almeida)

Aeronave era vinculada a táxi aéreo

As informações preliminares apontam que o avião seria um Piper Seneca, bimotor usado em voos executivos, táxi aéreo e deslocamentos regionais. A consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro indica que a matrícula PT-WYQ corresponde, na verdade, a um Neiva EMB-810D, fabricado em 1983, com situação normal e certificado válido até 4 de junho de 2027.

O cadastro também mostra que a aeronave estava vinculada à Amapil Táxi Aéreo Ltda.-EPP e autorizada para operação comercial sob o RBAC 135, norma que regula o serviço de táxi aéreo. Não constavam autorização para voo regular, instrução ou operação sob outros regulamentos mais amplos da aviação comercial.

Campo Grande News

Investigação segue em andamento

As causas da queda ainda estão sendo apuradas, e a identificação das vítimas depende da análise oficial dos órgãos competentes. A apuração deve considerar condições meteorológicas, eventual pane e a sequência de eventos logo após a decolagem.

A  prioridade das equipes está sendo em retirar os corpos, preservar a área e reunir elementos para esclarecer o que levou ao acidente.

Neste ano de 2026, de acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), Mato Grosso do Sul registrou 17 ocorrências envolvendo aeronaves de pequeno porte, entre falhas de motores, problemas durante a aterrissagem, entre outras ocorrências, mas nenhuma com vítimas.

Apesar deste ser o primeiro acidente aéreo registrado neste ano, 2025 foi o ano em que Mato Grosso do Sul mais registrou mortes na aviação no período de uma década. Entre as vítimas desses acidentes estão três pilotos de MS, um pecuarista, dois cineastas e um arquiteto chinês mundialmente conhecido.

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on facebook

Outras Postagens

PrevAnteriorArroba do boi gordo tem queda em Dourados e na Capital
PróximoPesquisadora Alemã morre em queda de aeronave na CapitalNext
Bem Simples
Whatsapp

Últimas Notícias

TSE divulga perfil de candidatos eleições 2026: Homem, branco e empresário

18 de agosto de 2026

Juiz Federal: TRF-5 lança concurso com salário de R$ 37,7 mil

18 de agosto de 2026

Dólar e Bolsa oscilam enquanto petróleo sobe acima de US$ 90

18 de agosto de 2026

Arroba da vaca gorda tem queda em Dourados

18 de agosto de 2026

Funsat disponibiliza 969 vagas em Campo Grande

18 de agosto de 2026

Bruninho Samúdio pede votos para avó, candidata a deputada estadual no RJ

18 de agosto de 2026
Carregar mais
Não há mais notícias para mostrar
WhatsApp

Siga-nos nas redes sociais

  • @FolhadeCG
  • @folhadecg
  • @folhacg

Contato

  • Rua Salim Maluf, 587 - Nova Bandeirantes
  • 67 99216-0497
  • contato@folhacg.com.br
Powered by ♠Dyo51.Com