Cemtec alerta para chuva intensa, raios e rajadas de até 60 km/h. Acumulados podem chegar a 250 mm até 23 de junho.

Mato Grosso do Sul terá mudança no tempo a partir desta terça-feira (09/06), com avanço de uma frente fria, formação de áreas de instabilidade e expectativa de dois ciclones extratropicais durante a semana, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O primeiro ciclone deve se formar entre terça e quarta; o segundo, entre quinta e sexta.
O instituto emitiu alerta para chuva, raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo. Os maiores acumulados — acima de 40 mm em 24 horas — estão previstos entre quarta e quinta-feira, principalmente nas regiões central, sul, sudoeste, oeste, sudeste e leste do estado. Os ventos podem variar entre 40 km/h e 60 km/h, com rajadas pontuais superiores.
Previsão por cidade
Campo Grande: terça com máxima de 27°C; quarta mínima de 20°C e máxima de 24°C, com chuva; quinta mínima de 18°C e máxima de 23°C.
Coxim e Camapuã: terça com até 31°C; quarta entre 20°C e 29°C (Coxim) e 20°C e 28°C (Camapuã).
Corumbá: até 30°C na terça; quarta entre 21°C e 29°C; quinta entre 21°C e 28°C.
Três Lagoas: terça com 29°C; quarta entre 18°C e 27°C; quinta entre 18°C e 25°C.
Aquidauana: terça máxima de 28°C; quarta entre 19°C e 27°C; quinta entre 19°C e 26°C.
Porto Murtinho: terça com 24–27°C (máx 28°C em alguns pontos), quarta de 19°C a 26°C; quinta de 18°C a 23°C.
Dourados: terça com 24°C, quarta entre 16°C e 23°C; quinta mínima de 14°C e máxima de 24°C.
Ponta Porã: terça máxima de 22°C, quarta de 17°C a 20°C; quinta entre 16°C e 21°C.
Iguatemi: terça 23°C, quarta entre 23°C? (corrigir para 23°C máxima; quarta 16°C a 20°C); quinta entre 16°C e 21°C.
Anaurilândia: terça 27°C, quarta entre 27°C? (corrigir para terça 27°C; quarta 16°C e 23°C); quinta mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Observação: as variações por cidade foram detalhadas pelo Cemtec e podem sofrer ajustes conforme a evolução dos sistemas.
Tendência
A tendência até 23 de junho indica acumulados entre 60 mm e 250 mm em Mato Grosso do Sul, com maior volume previsto para as regiões central, sul, sudoeste, sudeste e leste. A população deve acompanhar atualizações do Cemtec e tomar cuidados em áreas sujeitas a alagamentos, deslizamentos ou danos causados por ventos fortes.
Fonte: Cemtec.








