Pautas de encontro em São Paulo apontam interesses no avanço de relações comerciais.

A importação de produtos sul-mato-grossenses pelos franceses pode ter novos e significativos avanços, segundo os interesses demonstrados nesta segunda-feira (08/06), na Câmara de Comércio França-Brasil, em São Paulo (SP).
O governador Eduardo Riedel (PP) e líderes empresariais franceses e brasileiros discutiram a nova conjuntura econômica mundial e os interesses que envolvem os dois países, sobretudo após o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.
Riedel classificou o encontro como “bastante produtivo” e disse que ficou otimista com o forte interesse nas perspectivas de crescimento de Mato Grosso do Sul. “Os fatores consistentes, como o nosso foco na transição energética, na produção de alimentos de maneira diversificada e industrializada, enfim, nas agendas globais, chamam a atenção”, deduziu. Isto, a seu ver, faz a diferença após o acordo Mercosul-UE. “As empresas puderam conhecer as oportunidades no estado, tanto para crescer como para instalar seus empreendimentos”, afirmou.
Mato Grosso do Sul exporta anualmente ao mercado francês cerca de US$ 130 milhões a US$ 160 milhões. A pauta de vendas é fortemente baseada em commodities e produtos do agronegócio, destacando-se o farelo de soja (para nutrição animal), a celulose e o café verde. Além da agroindustrialização, com diversificação das cadeias produtivas locais – sem ignorar a vocação agropecuária, Riedel discorreu sobre estratégias governamentais de desenvolvimento econômico e social.
Motivadores
“Um bom e seguro ambiente de negócios a partir do viés da sustentabilidade é um motivador poderoso para investir. E ele está refletido em outras condições favoráveis, como os focos na inovação e na competitividade, o avanço da infraestrutura, a oferta de logística e modais de transporte para qualquer nível de empreendimento”, analisou Riedel.
Ele ressaltou a importância da internacionalização do mercado sul-mato-grossense de maneira constante, divulgando dados fora do Estado e colhendo informações outros países.
O encontro foi uma oportunidade para ampliar possibilidades de cooperação com empresas francesas e associadas à Câmara de Comércio Brasil-França, estimulando as parcerias em áreas de interesse comum e reforçando a posição de Mato Grosso do Sul como destino competitivo para novos investimentos. “Nós somos referência em sanidade animal, governança ambiental e balanço de carbono. Temos cadeias produtivas bem organizadas que atendem aos consumidores mais exigentes, entre eles os europeus, que querem saber todos os componentes rastreáveis de um produto”, reforçou Riedel.








