Às 10h05 de Brasília o Ibovespa registrava 169.019 pontos, queda de 0,77% e o dólar cotado em R$5,12, alta de 1,64%.

O dólar avança nesta segunda-feira (08/06) e pressiona o real, enquanto o Ibovespa operava em queda, em mais um pregão marcado pela cautela dos investidores com o cenário internacional.
Às 10h05 (de Brasília), o principal índice da B3 recuava 0,77%, aos 169.019 pontos, enquanto a moeda americana subia 1,64% e era negociada a R$ 5,12.
O movimento ocorre após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que Israel e Irã estariam buscando um cessar-fogo, o que trouxe algum alívio ao mercado, mas não eliminou a percepção de risco em relação ao conflito. Em jornadas como esta, a leitura predominante entre os agentes financeiros é de proteção, o que favorece o dólar e pesa sobre ações mais sensíveis a fluxo externo.
A sessão também reflete a persistência de incertezas sobre juros nos Estados Unidos e o comportamento recente dos mercados globais, que têm alternado momentos de apetite por risco e fuga para ativos mais defensivos. No Brasil, a bolsa já vinha mostrando fragilidade, enquanto o câmbio seguia volátil diante da combinação de fatores externos e ruídos locais.








