Evento reuniu professores e equipes técnicas da REME para aprimorar práticas de atendimento a alunos com deficiência e neurodivergências.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu na última sexta-feira (14/11) mais uma etapa da Formação Continuada voltada aos profissionais da Educação Especial. A iniciativa, conduzida pelo Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva da REME, reuniu professores e equipes técnicas no auditório do Colégio Adventista, integrando o ciclo permanente de qualificações oferecidas pela Rede Municipal de Ensino.
Com foco no aprimoramento de práticas pedagógicas e comportamentais para o atendimento de estudantes com deficiência e neurodivergências, especialmente aqueles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o encontro reforça o compromisso da gestão municipal com uma educação acolhedora e inclusiva. Atualmente, cerca de 6 mil alunos autistas estão matriculados na REME.
A palestra principal foi conduzida pelo psicólogo Thiago dos Santos Ferraz, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Ele destacou a importância da prevenção no manejo de comportamentos desafiadores e da criação de rotinas claras que favoreçam a previsibilidade no ambiente escolar.
“Todo comportamento comunica algo”, enfatizou, ressaltando que, em momentos de crise, a prioridade deve ser a segurança e a colaboração entre escola, famílias e profissionais de apoio.
Para a coordenadora do Centro Municipal de Educação Especial Inclusiva, Tânia Filiu, a formação faz parte de um conjunto contínuo de ações voltadas ao fortalecimento das práticas inclusivas.
Segundo ela, o crescimento dos diagnósticos e a complexidade das demandas tornam essencial o investimento constante na capacitação dos profissionais. Participaram do encontro docentes do Grupo de Atendimento Psicopedagógico (GAPS) e do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A professora Beatriz Barbosa da Silva, da Sala de Recursos da E.M. Professora Oneida Ramos — onde atende cerca de 35 alunos autistas — destacou que formações como essa impactam diretamente a prática pedagógica. “Aprendemos todos os dias com nossos alunos. Essas formações ampliam nossa visão e qualificam nosso atendimento”, afirmou. Ela também ressaltou o fortalecimento da parceria com as famílias, que hoje enxergam a escola como referência para orientação e encaminhamentos.
Outro ponto central do encontro foi o cuidado emocional dos educadores. A palestrante Joseane Roque, especialista em Saúde Emocional, destacou que o bem-estar do professor é fundamental para o aprendizado. “Não existe aprendizagem sem emoção.
Para que o aluno aprenda, o educador precisa estar bem”, explicou. Segundo ela, o trabalho na Educação Especial é movido pelo desejo de promover autonomia e acolher famílias.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, reforçou que a Educação Especial é uma das prioridades da gestão. “Atender as crianças e suas famílias é uma escolha diária, que exige sensibilidade, formação continuada e compromisso. Nosso foco é construir uma rede cada vez mais preparada e inclusiva”, afirmou.
Sobre os palestrantes
Thiago dos Santos Ferraz – Psicólogo formado pela UCDB, especialista em ABA pelo IBAC e mestre em Psicologia pela UFGD. Atua como supervisor clínico no IABA, com foco em desenvolvimento atípico e políticas públicas de saúde e educação.
Joseane Roque – Especialista em Saúde Emocional, terapeuta floral e palestrante. Reconhecida internacionalmente como Peacemaker, é Embaixadora da Paz pelo Círculo de Embaixadores da Paz de Genebra (Suíça) e pelo IFLAC WORLD, além de integrar o PEN CLUB do Brasil – seccional Centro-Oeste.






