Além do Brasil, países como Colômbia, Uruguai e Peru também estão na disputa. Campo Grande concorre em duas categorias: Governança Turística, com o projeto do Aplicativo Conecta Campo Grande, e Sustentabilidade Ambiental, com o Roteiro de Observação de Aves (Birdwatching).
Campo Grande foi selecionada como finalista no Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente, uma iniciativa da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) que reconhece cidades com estratégias inovadoras para aprimorar a experiência dos visitantes, fortalecer a gestão pública e promover o desenvolvimento sustentável do setor.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Turístico (Semades), Ademar Silva Junior, destaca que estar entre os finalistas fortalece a imagem do município no cenário global, abrindo oportunidades para novas parcerias, investimentos e a troca de boas práticas. Além disso, a premiação impulsiona a implementação de políticas públicas inovadoras e sustentáveis, alinhadas às diretrizes internacionais de turismo responsável e inclusivo.
Projetos finalistas
Na categoria Governança Turística, o Aplicativo Conecta Campo Grande, desenvolvido pela Agência Municipal de Tecnologia da Informação (Agetec), visa aproximar os cidadãos do poder público, oferecendo acesso rápido e centralizado a informações sobre diversos serviços de forma funcional e intuitiva. Reconhecendo seu potencial turístico, foram adicionadas funcionalidades que fornecem soluções tecnológicas inclusivas e inovadoras para os visitantes, sem custo.


O gerente de Desenvolvimento Turístico, Wantuyr Tartari, explica que a plataforma unifica informações e serviços essenciais para moradores e turistas, proporcionando uma experiência integrada e acessível. O aplicativo disponibiliza dados sobre hospedagem, atrações turísticas, roteiros diversificados e outros serviços fundamentais, beneficiando tanto os visitantes quanto a população local.
Já o Roteiro de Observação de Aves foi desenvolvido em 2018 pela antiga Sectur, atual Secretaria Executiva de Cultura (Secult) e incorporado à Semades, em parceria com empresas privadas e o Instituto Mamedes. O projeto promove o turismo sustentável por meio do mapeamento de áreas propícias para a observação de aves, buscando solucionar desafios como a falta de atividades estruturadas de ecoturismo, a baixa conscientização sobre a biodiversidade local e a necessidade de estratégias que integrem turismo, conservação e educação ambiental.
O roteiro identificou e classificou os pontos de observação de aves em quatro categorias: Bike Birding, Acesso Livre, Acesso Controlado e Acesso Parcialmente Livre. Além de proporcionar uma experiência organizada de birdwatching, a iniciativa agrega valor a Campo Grande como Destino Turístico Inteligente, atraindo entusiastas e pesquisadores, e estimulando o envolvimento da comunidade na conservação da biodiversidade. O roteiro foi elaborado em alinhamento com políticas ambientais, incentivando práticas de turismo responsável.
A cerimônia de premiação está programada para ocorrer durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), que será realizada em Bonito (MS), de 19 a 22 de março, reunindo representantes de destinos turísticos de toda a Ibero-América.
Foto capa: Ascom PMCG