Compromisso do Legislativo, Executivo e Judiciário com a ordem democrática é reafirmado pelas autoridades
As agendas do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do presidente da Assembleia Legislativa (Alems), o deputado estadual Gerson Claro (PP), na segunda-feira (02), coincidiram num ato protocolar de extrema importância: recepcionar o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso. E o encontro, na Governadoria, forneceu ao ambiente institucional e político brasileiro uma substancial contribuição com o estado democrático de Direito.
Com vigorosas manifestações, Riedel, Claro e Barroso afirmaram que os três poderes, relacionando-se harmoniosamente, sem prejuízo de suas autonomias, constroem e fortalecem elos democráticos hoje tão necessários à Nação. O ministro veio a Campo Grande para o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, acompanhado do vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin.
Riedel exaltou a relação republicana entre os poderes em Mato Grosso do Sul, pontuando que as ideias de cada um são respeitadas e os interesses comuns na defesa do bem-estar das pessoas e do desenvolvimento social e econômico passam pela participação efetiva do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Também participaram da reunião o vice-governador José Carlos Barbosinha (PSD), os secretários estaduais Rodrigo Perez (Governo) e Ana Nardes (adjunta da Segov) e Ana Carolina Ali Garcia, procuradora-geral do Estado.
Segundo Barroso, os esforços do CNJ e do STF são canalizados para o atendimento de excelência à sociedade e focados nas garantias individuais e coletivas, asseguradas constitucionalmente pela democracia. Semelhante observação foi feita por Gerson Claro, após a reunião, ao frisar que a Alems tem cumprido suas tarefas institucionais e políticas, dando suporte às ações que o Executivo e o Judiciário realizam em função do interesse público.