Também haverá provas para escrivão; segundo o delegado-geral Lupersio Degerone Lucio, a expectativa é que sejam oferecidas de 300 a 400 vagas
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) deve abrir concurso público para os cargos de investigador e escrivão. A expectativa é que o edital seja publicado ainda em 2024. Há a necessidade de 760 novos investigadores e 210 novos escrivães para suprir a defasagem no quadro de pessoal. As vagas serão distribuídas entre os municípios do estado, com foco nas cidades da linha de fronteira e da Rota Bioceânica, além das novas Casas da Mulher.
O pedido de concurso foi feito pelo delegado-geral da PCMS, Lupérsio Degerone Lucio, ao governador Eduardo Riedel. O último concurso para os cargos foi realizado em 2017, mas foi judicializado. Atualmente, a PCMS tem cerca de 1.220 investigadores, quando o ideal seria ter 1.980. Já em relação aos escrivães, o quadro atual conta com 450 profissionais, quando o previsto seria 660.
O pedido de concurso está em análise na Secretaria Estadual de Administração (SAD). Ainda não há informações sobre o número de vagas que serão oferecidas. A expectativa é que o edital seja publicado nos próximos meses.
Dicas:
- Comece a estudar agora mesmo para o concurso.
- Procure por materiais de estudo específicos para os cargos de investigador e escrivão.
- Faça simulados para avaliar seu nível de conhecimento e identificar seus pontos fracos.
- Participe de grupos de estudo online ou presenciais para trocar experiências com outros candidatos.