“Até com medida protetiva, não está sendo impeditivo para que agressores cometam crimes brutais”, ressaltou o deputado

A Comissão de Defesa Pública e de Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência Doméstica e Familiar, realizou reunião nesta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), para elencar medidas em combate a crescente escalada de feminicídios no Estado.
Membro da comissão, o deputado Professor Rinaldo Modesto pontuou a necessidade de fortalecer e ampliar as políticas públicas e a rede de apoio, responsáveis pela proteção e combate à violência contra mulher. “Mesmo com as medidas de proteção, até com medida protetiva, não está sendo impeditivo para que agressores cometam esses crimes brutais. É preciso analisar os fatos e tomar medidas resolutivas, dar agilidade ao atendimento, e nós temos o dever de fiscalizar e propor medidas”, destacou.
Rinaldo também pontuou a necessidade de encarar os casos de violência contra mulher como questão de segurança pública, sendo necessário valorizar os profissionais da área.
Em sessão ordinária, o parlamentar fez uso da palavra para pedir atenção ao pedido do SINPOF, Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses de MS, que solicitam reajuste salarial. “Vemos uma necessidade muito grande da sociedade em segurança pública. Muitos crimes, falta de segurança e violência sobrecarregam os profissionais que precisam de valorização. Estou solidário a solicitação do SINPOF e declaramos apoio à causa”.
COOPERATIVISMO
Rinaldo também é coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo da Alems, que nesta semana teve proposta de revalidação de sua composição apresentada na Casa de Leis.
O objetivo do grupo de trabalho, composto por 24 deputados, é buscar soluções e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao Cooperativismo em Mato Grosso do Sul.
“Um dos maiores setores de nossa economia e que atua significativamente no cooperativismo é o agronegócio, estamos sempre alinhados com as mudanças do setor, por isso estou muito feliz em receber o convite da Dinapec 2025 e do primeiro Fórum Pré-COP 30, eventos importantes no cenário de desenvolvimento e sustentabilidade para o agro e também para nossa economia”, pontuou Rinaldo.
A Dinapec é uma feira tecnológica realizada pela Embrapa e pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, para expor os avanços em pesquisa, inovação, produtos, tecnologias e serviços voltados para produtores, técnicos e demais profissionais da cadeia produtiva da carne.
O primeiro Fórum Pré-COP 30 abordará a Sustentabilidade da Produção de Bovinos no Brasil, em preparação para a COP 30 e a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá no Brasil, em Belém do Pará, sendo o maior encontro global sobre o clima.