PMA suspeita que filhote tenha se separado da mãe durante os incêndios que afetaram o município de Costa Rica
Em meio à devastação causada pelos incêndios que assolaram o Mato Grosso do Sul, uma história de luta pela sobrevivência chama a atenção. Um filhote de onça-parda foi encontrado sozinho e debilitado em um canavial, vítima da separação de sua mãe. O pequeno felino, agora sob os cuidados do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), simboliza os impactos da destruição do habitat natural e a importância da preservação da fauna.
No vídeo, feito pela PMA (Polícia Militar Ambiental), é possível ver que o animal está magro, mas sem lesões ou queimaduras aparentes. Este pode ser um sinal de que o bichinho estava sem alimentação adequada durante os dias que ficou sem a mãe.
Conforme a PMA, um funcionário de fazenda, a 25 km de Costa Rica, avistou o animal nas proximidades. Como o filhote estava sozinho e com sinais de fraqueza, o homem resolveu recolhê-lo e acionar a polícia.
A corporação acredita que, devido aos incêndios que afetaram o município na última semana, o animal deve ter se separado da mãe, “o que teria forçado a onça a fugir em busca de segurança”, afirmou a nota.
O que fazer?
A PMA orienta que a população não se aproxime ou tente capturar animais selvagens, uma vez que eles agem por instinto. Em caso de denúncia, disque 181. O whatsapp funcional da Polícia Militar é (67) 9984-5013.