O período de maior circulação da dengue vai de janeiro a abril, onde é fundamental a colaboração de todas as secretarias.
A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), promoveu sexta-feira (31/01), uma reunião com diversas secretarias municipais para reforçar o combate à dengue e outras arboviroses. O encontro, que contou com a participação da vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, e de outros secretários municipais, teve como objetivo alinhar as ações de prevenção e controle da doença, além de fortalecer a colaboração intersecretarial.
Durante a reunião, Camilla Nascimento destacou a importância da integração entre as secretarias e da troca constante de informações. “A chave está em trabalhar juntos, entender as ações que estão sendo realizadas e saber como podemos fortalecer nossos esforços coletivos. A colaboração entre todos os setores é fundamental para o sucesso das ações da Prefeitura e para garantir a eficácia do trabalho realizado”, afirmou a vice-prefeita.
O secretário-adjunto Aldecir Dutra, que representou a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, enfatizou que: “O objetivo é que todas as secretarias falem a mesma língua e atuem de forma integrada. A saúde não pode fazer esse trabalho sozinha, e por isso, é essencial que cada área contribua com o que pode para combater a doença.”
Em relação à vacinação, a SESAU informou que mais de 20.000 crianças, entre 10 e 14 anos, já receberam a primeira dose da vacina contra a dengue, e 8.398 já completaram o esquema vacinal com a segunda dose.
A colaboração com outras secretarias, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Fundação Municipal de Esportes (Funesp) e Agência Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Planurb), foi destacada como essencial para o sucesso das ações de prevenção, incluindo a limpeza de terrenos, o controle de focos e o monitoramento de bairros de maior risco.
Com o objetivo de continuar a redução dos casos de dengue, a reunião reafirmou o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com a saúde pública. A colaboração entre as diversas secretarias e autarquias é vista como o caminho mais eficaz para proteger a população e combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Informações e Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Campo Grande