Na tribuna, a deputada Mara Caseiro (PSDB), 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), abordou o “Setembro Amarelo”, instituído por lei de sua autoria. “Eu não poderia deixar de trazer esse tema aqui. A saúde mental e a prevenção ao suicídio neste mês de setembro onde celebramos a campanha ‘Setembro Amarelo’, uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e prevenir um problema que afeta profundamente a nossa sociedade”, considerou.
“A Lei 4.777, de 3 de dezembro de 2015, de minha autoria, traz esse debate para chamar a atenção de toda a comunidade. Os dados são alarmantes, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade [SIM], em 2023, 264 pessoas tiraram a própria vida em Mato Grosso do Sul, desse total 110 eram jovens entre 15 a 29 anos, o que corresponde a 41,6%. Estes números são mais que estatísticas, são vidas que se perderam, sonhos interrompidos e famílias devastadas”, declarou Mara Caseiro.
A parlamentar também reiterou que o suicídio é uma questão de saúde pública. “Precisa ser enfrentado com seriedade e determinação, os jovens em particular são uma população bastante vulnerável, expostas às pressões sociais, acadêmicas e emocionais, que, muitas vezes, não são devidamente compreendidas ou tratadas. Precisamos urgentemente fortalecer nossas políticas públicas de saúde mental, garantindo o acesso aos serviços de apoio psicológico quanto nas comunidades”, ressaltou Mara Caseiro.
“Falar sobre saúde mental não é apenas importante, é essencial. Precisamos quebrar o silêncio e estigma que cercam os transtornos mentais. É fundamental que os jovens saibam que não estão sozinhos e que há ajuda disponível, por exemplo os Centros de Atenção Psicossocial [CAPS], e temos que estimular a implantação desses centros nos municípios onde ainda não os possuem. Também é necessário capacitar nossos profissionais de saúde para que possam detectar sinais de risco e intervir de forma eficaz”, destacou a parlamentar.
Mara Caseiro destaca a imporância de investimento em campanhas educativas. “É necessária ampliação das campanhas educativas nas redes públicas de educação estadual e municipal de equipes multidisciplinares, de psicólogos assistentes sociais e psiquiatras para encaminhar um aluno para ajuda, quando identificado em um aluno um comportamento estranho. E também atenção à saúde mental aos profissionais de educação, devido à sobrecarga com o trabalho e tensão em sala de aula”, considerou.
“Uma rede sólida deve ser criada envolvendo escolas, famílias, comunidades e governos, para que possamos evitar que mais vidas sejam tragicamente perdidas. E que o Setembro Amarelo nos inspire a agir, a nos mobilizar e a lutar pela saúde mental de todos, especialmente de nosso jovens, que possamos construir uma sociedade mais acolhedora, onde todos sejam ouvidos, valorizados e acima de tudo esperançados”, concluiu a deputada Mara Caseiro.
Mara também é presidente da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet e convidou todos para palestra alusiva ao Setembro Amarelo, no dia 20 de setembro, próxima sexta-feira. “No dia 20 de setembro, por meio da Escola do Legislativo, haverá, a partir das 10h, palestra ministrada pela psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, Luzia de Souza Patusco, com o tema “Falando sobre Suicídio: Você não está sozinho (a)!”, na sala multiuso da Assembleia Legislativa”, informou.