Acordo assinado é uma das prioridades do Grupo Parlamentar presidido pelo senador sul-mato-grossense
O senador Nelsinho Trad (PSD), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, considerou vitória extraordinária e com caráter binacional a ampliação da validade do visto entre os dois países. “Trata-se do maior parceiro comercial dos brasileiros. Temos 50 anos de relações diplomáticas e estamos avançando cada vez mais nos intercâmbios”, comemorou.
O termo que amplia de cinco para 10 anos o prazo do visto para os dois países foi assinado nesta sexta-feira, 19, no Itamaraty, que é a sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília. Nelsinho Trad participou do ato, que reuniu os ministros brasileiro Mauro Vieira e o chinês Wang Yi, dos Negócios Estrangeiros.
Segundo o senador, o Grupo Parlamentar vem se desdobrando para criar novas oportunidades nas relações com os asiático. Nas exportações ele destaca os interesses de Mato Grosso do Sul como produtor de matérias-primas e um potencial de grande alcance no agronegócio. “O mercado chinês é imenso, cheio de boas oportunidades. E é um importante parceiro do agronegócio. Queremos, à frente do Grupo Parlamentar, intensificar ainda mais este potencial”.
O ministro Mauro Vieira que o Brasil apoia o lema “uma só China”, referindo-se à oposição chinesa ao movimento separatista de Taiwan. O chanceler chinês disse que vê com “apreço” o apoio brasileiro. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2023, o comércio entre os países atingiram o recorde de RS$ 157,5 bilhões, gerando ao Brasil um superávit de US$ 51,1 bilhões. Só o comércio com a China foi responsável por 52% do superávit comercial do Brasil.