Carlão Borges e Professor Juari elogiaram a iniciativa, que vai aprimorar os serviços do Legislativo Municipal
No encerramento da atual legislatura, a Câmara Municipal de Campo Grande abraçou a ideia de um de seus servidores com a qual está apostando na praticidade, na agilidade e no avanço em qualificação das atividades dos 29 vereadores. Sandro Henrique Faria, funcionário de Apoio Legislativo, criou e editou o Manual dos Prazos Regimentais, um importante recurso que para facilitar a compreensão do Regimento Interno.
Didático, o manual faz uma abordagem precisa e esclarecedora, em linguagem simples, sobre questões como os prazos que regem as atividades legislativas e diferenças funcionais entre as proposições. Assim, vereadores e assessores nos diversos níveis poderão entender e aplicar as normas com maior eficiência. O presidente da Casa, Carlão Borges (PSB), lembra que ao iniciar o primeiro mandato não teve esse tipo de facilidade.
“Havia o regimento, mas era difícil a compreensão dos artigos. E a questão dos prazos é importante, sobretudo para o novo vereador”, afirmou. Ele salientou ainda a iniciativa de Sandro Faria. “Tem que inovar e fazer a diferença, contribuir com a Câmara, dando facilidade para que o vereador faça um mandato com eficácia e resultado”, emendou. “Com este Manual, vamos aprimorar e dar maior celeridade aos trabalhos, prestando cada vez mais um serviço público de qualidade à população”, completou Borges.
PROATIVIDADE
O vereador Professor Juari elogiou a proatividade do dono da ideia e reconheceu a abertura que a presidência e toda a Mesa Diretora oferece aos colaboradores. “Nosso presidente Carlão é um líder. E todo líder incentiva os liderados a apontarem caminhos que melhorem e contemplem demandas legítimas da população”, assinalou. “Um Manual dos Prazos possibilita um melhor desempenho ao mandato e quem ganha com isto é a sociedade”.
Sandro Faria explica que a ideia começou a prosperar quando notou servidores com dificuldades para acessar e até compreender alguns prazos. “No Regimento Interno, algumas coisas são difíceis de encontrar. Eu tentei fazer algo com design gráfico, apesar de não ser especialista na área. Então saiu este livro, que facilita a leitura e a compreensão dos servidores e da população. O Regimento é um pouco extenso, contudo busquei resumir os prazos para facilitar leitura”, explicou o servidor.