Secretário da Casa Civil enalteceu papel do Legislativo e destacou a força do modelo municipalista
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/secretario-casa-civil-ms-eduardo-rocha-ms-municipalismo-ativo-encontro-prefeitos-vereadores-assomasul-campo-grande-ms-2025-300x199.jpeg)
![](https://folhacg.com.br/wp-content/uploads/2025/02/secretario-casa-civil-ms-eduardo-rocha-ms-municipalismo-ativo-encontro-prefeitos-vereadores-assomasul-campo-grande-ms-2025-300x199.jpeg)
Ao falar durante o Seminário Estadual de Vereadores e Servidores Municipais, o secretário estadual da Casa Civil, Eduardo Rocha, afirmou que Mato Grosso do Sul é um dos melhores exemplos na construção de parcerias produtivas. Ele reportou-se à amplitude das relações abertas pelo governo de Eduardo Riedel (PSDB) e encaixou sua própria experiência neste processo, pela função que exerce: “Somos a porta de entrada para quem busca parceria com o Governo do Estado”.
Iniciativa da União dos Vereadores (UVMS), o seminário foi realizado no espaço da Associação dos Municípios (Assomasul). O evento, que contou com a participação de vereadores eleitos no pleito de 2024, foi idealizado para a apresentação e a atualização sobre os mecanismos da gestão pública. “Eu sei da importância do Poder Legislativo. E é por isso que levo esta presença para dentro do Governo por meio das parcerias. Há uma soma de ideias e assim se encontram as soluções”, assegurou.
MUNICIPALISMO
Rocha lembrou que em 2024 Riedel reuniu todos os prefeitos, vices e vereadores para conversar sobre as demandas de cada município. “Levamos o municipalismo muito a sério. Fizemos uma agenda com os 79 prefeitos e vices e mais de 650 vereadores”, relatou. “Então, esta agenda discutiu o que cada um precisava para sua cidade”, emendou. Ele disse que o governador quer ouvir os vereadores, assim como ouve os prefeitos, para saber a leitura que é feita pelos parlamentares em seus municípios.
O resultado deste projeto, batizado de “MS Municipalismo Ativo”, rendeu mais de R$ 600 milhões em convênio que já estão consolidados com as cidades, salientou Rocha. Ele informou que foram assinados 100 convênios, ressaltando que alguns estão sendo cumpridos e outros em fase de início. “Este é o resultado do diálogo que veio pelo pedido de vocês”, creditou, dirigindo-se aos seminaristas.
A partir de março a Casa Civil realizará novas agendas com os prefeitos, vices e vereadores. Serão novas conversas que devem criar outros convênios para beneficiar os munícipes. “A Casa Civil estará sempre disponível para atender, vocês não precisam marcar horário, sempre vamos recebê-los. Vocês são prioridades para o Governo do Estado”, convidou.