Após pressão de setores da economia e municípios, Congresso mantém benefício fiscal por mais três anos
A Câmara dos Deputados aprovou, em votação acirrada, o projeto de lei que mantém a desoneração da folha de pagamento para empresas de 17 setores e municípios até 2027. A decisão, tomada após intensa negociação entre o governo, o Congresso e diversos setores da sociedade, encerra um impasse que se arrastava há meses e garante a manutenção de empregos em diversos setores da economia.
Explicar o que é a desoneração da folha de pagamento, seus benefícios para as empresas e os empregados, e o motivo da sua importância para a economia.
Detalhar a disputa entre o governo, que defendia o fim da desoneração, e os setores da economia e municípios que pressionavam pela sua manutenção.
Explicar a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou um prazo para a análise do tema e o risco de extinção do benefício caso não houvesse uma solução.
Detalhar os termos do acordo aprovado pela Câmara, incluindo a forma de reoneração gradual a partir de 2025 e a compensação das perdas de arrecadação.
Analisar os impactos da decisão para as empresas, os trabalhadores, os municípios e as contas públicas.
Apresentar os argumentos dos deputados que votaram contra o projeto e as principais divergências em relação ao texto aprovado.