Pesquisa aponta Celso Abrantes para prefeito
Se as eleições para prefeito de Bandeirantes fossem hoje, as urnas sacramentariam o nome do empresário e ex-vereador Celso Abrantes. Ao menos é o que revelam os números do levantamento de intenções de voto feito pelo Instituto ART Pesquisa de Opinião e divulgado no último dia 14. Logo após sua divulgação, os resultados já provocaram intensa agitação nos partidos e aceleram os preparativos das convenções.
Mas não é apenas a pontuação positiva que assinala o favoritismo de Abrantes. Sua vantagem é reforçada pelas altas taxas de rejeição ao prefeito Gustavo Sprotte (PP). Pré-candidato à reeleição, Sprotte entrará na campanha com apoio da senadora Tereza Cristina (PP), enquanto Abrantes já garantiu no seu palanque o senador Nelsinho Trad (PSD), um dos principais canalizadores de recursos para o município.
PREFERÊNCIA
De acordo com o ART Pesquisa, Abrantes tem a liderança na consulta espontânea, com 24%. Ele abre uma larga vantagem de 14% sobre o ex-prefeito Álvaro Urt, que tem 10%, e amplia ainda mais a distância para Sprotte, que alcançou 7%. Em seguida estão: Márcio Faustino (4%), Jeovane Félix (2%) e, com 1%, Marinho Serpa, Maurinho Dutra, Delegado Jarley e outros citados.
Na estimulada, o quadro não muda e a diferença favorável a Abrantes é mais acentuada: ele aparece com 38%, mais que o dobro de Sprotte, que foi mencionado por 15% dos entrevistados. Logo atrás, situado às margens do empate técnico, está Márcio Faustino (11%). Depois vêm Mário 18 Horas (6%) e Jeovane Félix (4%). Maurinho Dutra e Delegado Jarley seguem com 2%. Não sabem, não responderam e pretendem votar nulo ou em branco 22%.
REJEIÇÃO
Para aferir é avaliação dos eleitores de Bandeirantes sobre o governo de Gustavo Sprotte, o instituto perguntou qual o tipo de classificação com que definiriam. A resposta mostrou que 40% consideram ruim ou péssima a gestão de Sprotte e só 24% a colocam como boa ou ótima, ao passo que 30% a avaliam regular.