Mensagens fraudulentas simulam abertura de reclamações e induzem vítimas a acessar links maliciosos.

O Procon de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta sobre um novo golpe digital que vem sendo aplicado no Estado. Criminosos estão enviando mensagens fraudulentas por e-mail e aplicativos de mensagens, utilizando indevidamente o nome da instituição para enganar consumidores e fornecedores.
Os golpes normalmente simulam a abertura de uma denúncia ou reclamação, acompanhada de um link para “verificar autos”. No entanto, ao acessar esse link, a vítima pode ser exposta a vírus, roubo de dados ou outros prejuízos financeiros. O Procon recomenda que essas mensagens sejam ignoradas e imediatamente denunciadas.
Como se proteger de fraudes digitais?
Para evitar ser vítima desse tipo de golpe, o secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, reforça que todas as comunicações oficiais da instituição são feitas exclusivamente pelo domínio de e-mail @procon.ms.gov.br ou pelo telefone fixo (67) 3316-9800.
“Se houver qualquer dúvida, os consumidores podem entrar em contato diretamente pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar golpes enviando uma cópia da mensagem suspeita para [email protected]”, orienta Motti.
Além disso, o Procon alerta para que ninguém clique em links desconhecidos, pois essa prática tem sido usada para induzir vítimas a baixar arquivos suspeitos ou acessar páginas falsas que se passam por órgãos oficiais.
Como denunciar fraudes ao Procon-MS?
Os consumidores que identificarem tentativas de golpe podem registrar denúncias de três maneiras:
Online: Por meio do formulário de reclamação disponível no site do Procon-MS.
Telefone: Pelo Disque Denúncia 151.
Presencialmente: Na sede do Procon, localizada na Rua Padre João Crippa, 3115, bairro São Francisco, Campo Grande-MS.
A orientação é ficar atento a mensagens suspeitas e adotar boas práticas de segurança digital são medidas essenciais para evitar cair em fraudes.