Apesar de o animal não ter sido encontrado, as provas são suficientes para configurar o crime de maus-tratos, previsto na Lei Estadual nº 5.673/2021. Além da multa, o homem pode ser condenado a pena de três meses a um ano de detenção
Um caso de crueldade contra animais chocou a cidade de Anaurilândia, a 379 quilômetros de Campo Grande. Um homem foi flagrado amarrando um jacaré na carroceria de um caminhão e, posteriormente, soltando o animal em um córrego. O fato gerou revolta e o homem foi multado em R$ 4.955,00 por maus-tratos.
As imagens que circulam nas redes sociais são chocantes: um jacaré, imobilizado com uma corda, pendurado na carroceria de um caminhão. O caso ocorreu no pátio de uma cooperativa em Anaurilândia e foi registrado por câmeras de segurança.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada e iniciou as investigações. Após identificar o responsável, os policiais foram até a propriedade do homem, onde ele confessou ter capturado o jacaré e o soltado em um córrego próximo.
Apesar de o animal não ter sido encontrado, as provas são suficientes para configurar o crime de maus-tratos, previsto na Lei Estadual nº 5.673/2021. Além da multa, o homem pode ser condenado a pena de três meses a um ano de detenção.
A ação do homem gerou revolta nas redes sociais e entre os moradores da região. Especialistas alertam para os riscos de capturar animais silvestres, que podem se sentir ameaçados e atacar as pessoas. Além disso, a prática é considerada crime ambiental e pode gerar sérias consequências para o ecossistema.