O estoque de todas as tipagens sanguíneas que atendem os pacientes da Santa Casa de Campo Grande está em situação de emergência. A quantidade de sangue disponível na Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul, no momento, garante o abastecimento do insumo por apenas alguns dias, o que pode comprometer o tratamento dos pacientes que precisam, sejam eles internados ou aqueles que necessitam de transfusão, como nos casos oncológicos.
“A situação, de fato, é muito preocupante. Viemos de um mês onde os números de coletas foram bons, mas agora contamos com a ajuda de todos os que podem. Se o número de doações não aumentar, corremos o risco de desabastecimento”, destacou a chefe do Hemosul na Santa Casa, Edilene Araújo. Ela ainda comentou que no mês de fevereiro foram coletadas, ao todo, 282 bolsas de sangue.
Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), 16 em cada mil habitantes realizam doação de sangue anualmente. Esse percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, em alguns períodos os estoques, especialmente o da Santa Casa, encontram dificuldades, por isso, é necessário que haja uma recorrência maior nas doações.
Para contribuir é fácil, rápido e ajuda muitas pessoas por meio de pequenas gotículas. A doação poderá ser agendada pelo número 67 99273 7356, ou diretamente na Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul, que fica na rua Rui Barbosa, número 3633. O horário de atendimento para coletas é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Os doadores poderão apresentar seu comprovante no Estacionamento HT, na rua Eduardo Santos Pereira, 105, em frente a Santa Casa, para liberação gratuita.
O voluntário deve verificar os requisitos básicos para doação, confira aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo número 3322 4135.