Pioneiro da homeopatia em MS, ex-parlamentar municipal enfrentava tratamento contra o câncer. A Câmara da Capital decretou luto oficial de três dias.

Morreu na madrugada desta sexta-feira (18/04), aos 64 anos, o médico homeopata e ex-vereador de Campo Grande Djalma Flores Blans. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal, que decretou luto oficial de três dias e determinou que a bandeira do Legislativo permaneça hasteada a meio-mastro em sinal de pesar.
Djalma Blans foi vereador na Capital entre 2007 e 2008 e era reconhecido como uma das referências da homeopatia em Mato Grosso do Sul. Segundo informações divulgadas, ele enfrentava tratamento contra o câncer.
Trajetória na Medicina e na homeopatia
Formado em Medicina pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em 1985, Djalma Flores Blans se especializou em Homeopatia e construiu uma trajetória de décadas na área em Campo Grande.
Ele presidiu a Associação Médica Homeopática de Mato Grosso do Sul por dois mandatos, entre 1998 e 2001. Ao longo da carreira, também exerceu funções na administração pública municipal, entre elas a chefia da Divisão de Medicina da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).
Mais recentemente, o médico integrava o projeto “Cuidar de Quem Cuida”, desenvolvido pela Gersau (Gerência de Saúde do Servidor), vinculada à Sesau.
Atuação política e produção literária
Além da atividade médica, Blans ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Campo Grande nos anos de 2007 e 2008. Em nota, o Legislativo destacou a contribuição do ex-vereador à cidade e manifestou solidariedade aos familiares e amigos.
Djalma Blans também era autor do livro “Construção Afetiva do Ser”, lançado em 2022. A obra faz parte de sua produção voltada à reflexão sobre relações humanas, cuidado e desenvolvimento pessoal.
Velório e sepultamento
O velório começou às 9h30 desta sexta-feira, na Capela Jardim das Palmeiras, localizada na Avenida Tamandaré, no Jardim Seminário, em Campo Grande. O sepultamento está marcado para 16h30. Djalma Flores Blans deixa filhos, netos e a mãe.
Em nota, o presidente da Câmara Municipal, vereador Epaminondas Neto, o Papy, e os demais parlamentares lamentaram a morte e desejaram conforto aos familiares, amigos e pessoas que conviveram com o médico e ex-vereador.






