A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), inaugurou nesta terça-feira (01/04), o novo prédio do 3º Conselho Tutelar Centro, localizado na Rua Euclides da Cunha. O local foi totalmente revitalizado, garantindo a acessibilidade e acolhimento humanizado da população que busca os serviços da unidade. A unidade atende aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes que residem na área de abrangência .
O prédio é composto por nove salas, sendo que cinco serão destinadas para o trabalho dos conselheiros. A unidade conta com uma recepção, salas para a equipe administrativa, técnica, copa e banheiros adaptados para pessoas com deficiência.
Também foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado e reforma de portas, janelas e pisos complementam a revitalização do local, que ainda ganhou novos móveis.
A mudança de prédio do Conselho Centro foi necessária, já que o prédio atual não atende mais às necessidades dos servidores que atuam no local, que necessitam de um espaço maior para atender às demandas.
O Conselho Centro abrange a população dos bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco. A unidade atende aproximadamente 15 mil crianças e adolescentes que residem na área de abrangência.
Em 2024, a Rede de Assistência Social do município teve um importante reforço no atendimento às crianças que sofrem violações de direitos, com a criação pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria de Assistência Social do 8º Conselho Tutelar (Região Imbirussu), 6º CT (Anhanduizinho) e 7º CT (Prosa). Implantadas em parceria com o poder Judiciário, as unidades contemplam uma média de 360 mil pessoas residentes em um total de 23 bairros, além do Distrito de Anhanduí.
Melhora do atendimento
A prefeita Adriane Lopes mencionou que a adequação física entregue hoje deve servir de exemplo para a estrutura que pretende oferecer em todas as unidades. O prédio foi todo reformado, com sala para cada um dos cinco conselheiros, local para os servidores que dão suporte administrativo, os aparelhos de ar condicionado são novos, há copa e banheiros adaptados.
Segundo Adriane, além da estrutura física, o serviço será aperfeiçoado com “escuta apurada” em parceria com o Ministério Público e os demais órgãos de fiscalização, para “entregas de excelência” em favor dos direitos das crianças.
O conselho atua em área com cerca de 15 mil crianças e adolescentes, incluindo os bairros Amambaí, Bela Vista, Cabreúva, Vila Carvalho, Centro, Cruzeiro, Vila Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco.
O prédio fica na Euclides da Cunha, 544. O horário de atendimento vai das 7h30 às 11h e 13 às 17h30, de segunda a sexta e sempre deve haver um conselheiro de plantão fora desses horários (fone 67.99715-9024). Os números fixos da unidade são os 3314-4737 e 4482.
Fotos internas: Marcos Maluf
Foto capa: PMCG