Corpo de onça morta com tiro na cabeça é encontrado boiando no Rio Paraguai
De acordo com o médico veterinário do Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) essa é a segunda onça encontrada morta em três semanas. Polícia Militar Ambiental investiga o caso.
Uma onça-pintada foi encontrada morta nesta segunda-feira (4), boiando às margens do Rio Paraguai, em Ladário, a 421 km de Campo Grande. A fêmea adulta estava já estava em estado de decomposição há dias e apresentava escoriações.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) que preliminarmente, identificou um buraco na cabeça da fêmea, que pode ter sido provocado por arma de fogo, indicando caça ilegal.
O capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente, comandante da PMA na região, explica que apenas uma perícia poderá confirmar se a morte decorreu de tiro, mas de qualquer forma havia uma perfuração no crânio. “Estamos aguardando perícia para afirmar a causa da morte”, disse, enfatizando que a morte, pela análise preliminar, teria ocorrido há uma semana.
Nas redes sociais o médico veterinário Diego Viana lamentou o ocorrido. “Nós estamos monitorando essas onças próximas ao perímetro urbano de Corumbá, mas em três semanas nós temos duas onças, uma morta por atropelamento e essa morta ainda por uma causa não identificada, apesar de apresentar algumas escoriações”, informou Diego Viana, médico veterinário do IHP.