O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), firmou um importante protocolo de intenções com a Faculdade Insted e a Associação de Incentivo à Pesquisa e Ensino Plínio Mendes dos Santos. O objetivo é fortalecer o ecossistema de inovação e a formação de capital humano no Estado.
A parceria, celebrada na inauguração da nova sede da Faculdade Insted, no centro da capital, busca promover ações conjuntas focadas em pesquisa, qualificação profissional e incentivo a projetos inovadores, especialmente nas chamadas “economias do futuro”. A colaboração entre governo, academia e empresas visa encontrar soluções tecnológicas para desafios sociais e produtivos, promovendo uma educação transformadora e o avanço da ciência e tecnologia em Mato Grosso do Sul.

O governador Eduardo Riedel destacou a importância da educação em um mundo em constante mudança. Ele afirmou: “A educação é hoje uma das atividades mais desafiadoras que existem pela complexidade e velocidade pela qual a sociedade evolui. Há pouco tempo, percebíamos alguma mudança relevante a cada 10 ou 15 anos. Atualmente, as gerações evoluem mais rápido, com comportamentos completamente distintos de uma geração para outra. Esse é o grande desafio de uma instituição como essa: fazer com que o aluno se interesse pelo conteúdo, pela formação e pela discussão que está posta, ao mesmo tempo em que tenha uma base de formação essencial para qualquer atividade que venha escolher.”
Entre as principais estratégias do acordo estão a concessão de bolsas para formação de profissionais, realização de pesquisas, intercâmbios e eventos científicos, além da oferta de estágios e prestação de serviços em áreas de interesse comum.

A diretora-geral da Faculdade Insted, Eva Elisa Domingos dos Santos Bumlai (Neca), também se pronunciou, ressaltando a importância do ato de ensinar: “Ensinar e aprender são atos sublimes e recíprocos de amor. Hoje é um dia em que nossos corações transbordam alegria, porque não estamos apenas inaugurando um prédio, estamos celebrando um sonho que foi construído com dedicação, amor e compromisso com a educação.”
A nova sede da Faculdade Insted foi projetada para acomodar até 2.500 acadêmicos simultaneamente, contando com 53 salas de aula, um anfiteatro para 300 pessoas, dois auditórios para 100 pessoas cada, cinco laboratórios de tecnologia, três laboratórios na área da saúde e áreas destinadas a eventos e convívio. Além disso, a nova estrutura inclui espaços de coworking, promovendo a colaboração entre estudantes e profissionais.
O diretor da mantenedora da Faculdade Insted, professor Pedro Chaves dos Santos Filho, enfatizou a tradição da instituição, que já conta com mais de 50 anos de história. “A nova sede da Insted, que se ergue no coração da nossa Cidade Morena, é a confirmação de um compromisso iniciado em 1970. Ela carrega em seu DNA mais de meio século de tradição educacional”, afirmou.
A cerimônia de inauguração, realizada na noite de segunda-feira (31/03), contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa (Barbosinha), e a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel.
Além disso, a Faculdade Insted lançará o programa de pré-incubação de empresas, denominado Insted Hub, que visa conectar os alunos ao mercado de trabalho, promovendo inovação e estreitando a integração entre teoria e prática.
Fotos: Bruno Rezende