Levantamento da Aprosoja aponta média estadual de 122,79 sacas por hectare e produção estimada em 16,25 milhões de toneladas.

A produtividade do milho segunda safra apresenta uma diferença de quase sete vezes entre os municípios acompanhados em Mato Grosso do Sul. Conforme levantamento da Aprosoja/MS divulgado nesta sexta-feira (18/09), Três Lagoas lidera o ranking estadual, com média de 174,3 sacas por hectare, enquanto Aquidauana aparece na última posição, com 25,2 sacas por hectare.
A diferença entre os dois municípios é de 149,1 sacas por hectare. Os dados ainda são preliminares e podem sofrer alterações à medida que novas áreas sejam avaliadas.

Três Lagoas aparece no topo. Depois de Três Lagoas, os melhores resultados foram registrados em:
-Alcinópolis: 167,8 sacas por hectare.
-Camapuã: 165,3 sacas por hectare.
-Rio Negro: 162,8 sacas por hectare.
-Chapadão do Sul: 156,4 sacas por hectare.
-Brasilândia: mais de 150 sacas por hectare.
Também aparecem entre os municípios com maior produtividade Anaurilândia, com 145 sacas por hectare; Jaraguari, com 144,8; São Gabriel do Oeste, com 144,6; Paraíso das Águas, com 140; Aral Moreira, com 137,9; e Ponta Porã, com 137,4 sacas por hectare.
Municípios com menor rendimento
Na outra ponta do levantamento, Aquidauana registrou a menor média, com 25,2 sacas por hectare. Porto Murtinho aparece logo acima, com 66,4 sacas.
Entre os demais municípios com índices mais baixos estão:
-Caracol: 70,2 sacas por hectare.
-Rochedo: 71,3 sacas por hectare.
-Paranaíba: 74 sacas por hectare.
-Juti: 76,5 sacas por hectare.
A diferença de produtividade entre as regiões pode estar relacionada às condições climáticas, ao período de plantio, ao potencial das áreas cultivadas e ao manejo adotado nas lavouras.

Campo Grande fica abaixo da média
A Capital registrou produtividade média de 107,6 sacas por hectare, abaixo do resultado estadual. Dourados alcançou 106,6 sacas, enquanto Terenos teve média de 105,9 e Eldorado, de 105,7 sacas por hectare.
Nova Alvorada do Sul ficou abaixo da marca de 100 sacas, com produtividade média de 99,5 sacas por hectare.
Média estadual sobe 13,3%
A produtividade média estadual foi estimada em 122,79 sacas por hectare, resultado 13,3% superior ao registrado na safra anterior. Para chegar aos números, os técnicos fizeram 354 avaliações em áreas que representam 18% da área cultivada com milho, o equivalente a aproximadamente 400 mil hectares.
Como a amostragem ainda não foi concluída em todas as áreas, os índices podem ser revisados nas próximas atualizações do projeto.
Produção estimada em 16,25 milhões de toneladas
A estimativa atual aponta produção de 16,253 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso do Sul, aumento de 16,7% em relação ao ciclo 2024/2025.
A projeção considera uma área cultivada de 2,206 milhões de hectares, crescimento de 3% na comparação com a safra anterior. No início do ciclo, a previsão era de 11,139 milhões de toneladas, volume 45,9% menor que a estimativa atual.
Colheita se aproxima do fim
Até 11 de setembro, a colheita havia alcançado 98,4% da área acompanhada, o equivalente a cerca de 2,171 milhões de hectares.
A região norte apresentava o maior avanço, com 99,8% da área colhida. Na sequência apareciam a região sul, com 98,5%, e a região centro, com 97%.
Mesmo próxima da conclusão, a colheita estadual estava 0,1 ponto percentual abaixo do ritmo registrado no mesmo período da safra 2024/2025.






