A política pública desenvolvida pelo governo Lula com o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) vem alcançando bons resultados em Mato Grosso do Sul. Um dos exemplos desta realidade está bem visível em Nioaque, primeiro município brasileiro a adquirir recursos do programa para investir na aquisição de máquinas agrícolas destinadas às lavouras indígenas.
Para o prefeito Valdir Couto Jr (PSDB), presidente da Associação dos Municípios (Assomasul), trata-se de um avanço histórico. “A parceria entre a União, o Estado e o Município possibilitou a expansão desse programa, e Nioaque faz uma ação fundamental, incluindo em seu território produtivo as aldeias indígenas”, afirmou.
Couto Jr ressaltou que iniciativas desta natureza fortalecem a cada dia o bom relacionamento entre a administração e os produtores da região. “É o trabalho que temos feito em conjunto que nos aproxima ainda mais e dá as respostas esperadas pelas comunidades indígenas e toda sociedade”, disse. Nioaque foi o primeiro município com comunidade indígena que entregou o Nacional da Agricultura Familiar (CAF). “Hoje, o indígena consegue pegar um dinheiro no banco para comprar um implemento agrícola e investir em um projeto”, exultou.