Programa é referência no País na qualificação de motoristas profissionais
O Governo do Estado aumentou em mais 1.000 as vagas para beneficiários do Programa Voucher Transportador. A ampliação foi oficializada com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (30), de alteração na Resolução Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), que coordena o programa. O programa foi criado pelo Governo do Estado ofertando 1.000 vagas para todo o Estado.
Com pouco mais de um ano da criação, a iniciativa, denominada Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus – Voucher Transportador, já é referência nacional, atraindo interesses de vários estados, como do Maranhão, que no início do ano encaminhou equipe para se reunir com a coordenação do Programa na Semadesc.
“É um programa de extrema importância para o cidadão e que vai agregar a sociedade, condição de acesso ao emprego e ao trabalho e por isso nós parabenizamos todos os envolvidos e principalmente o Governo do Estado e o Detran-MS pela inciativa”, disse Marcos Moura, após o encontro na Semadesc. Ele é secretário-adjunto da Indústria e Comércio do Maranhão e liderou a equipe do seu Estado em visita de trabalho a Mato Grosso do Sul.
Na primeira etapa, em dezembro do ano passado, foram abertas 660 vagas, sendo 410 para Campo Grande, 100 para Três Lagoas, 40 para Dourados, 50 para Ribas do Rio Pardo, 20 para Corumbá, 20 para Chapadão do Sul e 20 para São Gabriel do Oeste.
Para participar do Voucher Transportador foram estabelecidos alguns critérios, como idade mínima de 21 anos completos na data da inscrição, ter CNH na categoria B há pelo menos 24 meses ou C ou D há pelo menos 12 meses. O candidato não pode ter cometido infração grave ou gravíssima e nem ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses. E devem cumprir com as regras estabelecidas pelo Contran nos processos de mudança de categoria da CNH.
O programa “Voucher Transportador” é uma iniciativa do Governo do Estado que proporciona qualificação gratuita para motoristas de carga e ônibus. Além de receberem treinamento especializado, os participantes têm a oportunidade única de adicionar as categorias “D” e “E” em suas habilitações, sem custos adicionais. Este benefício não apenas capacita os profissionais para atender às demandas específicas do setor, mas também eleva suas chances de empregabilidade no mercado de transporte.