Reunião do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o governador Reinaldo Azambuja, esta semana, definiu os investimentos que serão realizados em Corumbá em parceira entre Prefeitura e Governo do Estado. As ações serão anunciadas nesta terça-feira (11), durante visita do chefe do Executivo Estadual na cidade, quando se completam os primeiros 100 dias da atual administração municipal.
O encontro, que teve a participação também dos secretários Eduardo Riedel (de Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) resultou em saldo bastante positivo, avaliou o prefeito, ao informar alguns dos investimentos que serão executados em parceria entre Estado e Município.
“Conseguimos, com a sensibilidade do governador, ter nossos pleitos atendidos, principalmente, no que tange a um projeto para melhoria e qualificação no atendimento do nosso hospital. Vamos lançar, em parceria com o Governo do Estado, a revitalização da nossa Santa Casa bem como a construção de um novo pronto-socorro, que além de dar condições mais dignas para atendimento às pessoas vai permitir que o espaço físico que ali está hoje se incorpore ao hospital”, adiantou Ruiter.
CONTRAPARTIDA
De acordo com o prefeito, também serão anunciadas ações relacionadas aos recursos do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O Município assinou, no início deste ano, contrato de financiamento de 80 milhões de dólares (cerca de 247,2 milhões de reais), para execução do Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá (PDI). Metade desse recurso é financiada pelo Fonplata e a outra se refere à contrapartida da Prefeitura de Corumbá.
“Vamos anunciar um pacote de obras, junto com o Governo do Estado, para potencializarmos os recursos do Fonplata, que são recursos externos que o Município conseguiu captar, mas que para acontecer precisam da contrapartida do Município, além do pagamento do financiamento. O Município precisa fazer obras de contrapartida para ter esse dinheiro liberado. O Estado será nosso parceiro e vai nos ajudar nessa contrapartida”, disse Ruiter, adiantando que as obras devem se iniciar em 90 dias.