O modelo de relacionamento com a comunidade desenvolvido pela Águas Guariroba com o programa Afluentes é aprovado por líderes comunitários de Campo Grande. Na semana passada, cerca de 150 representantes das Associações de Moradores participaram da festa de encerramento das atividades deste ano.
No trabalho desenvolvido pela empresa de saneamento existe contato direto com as lideranças para a resolução de problemas. Até um grupo de WhatsApp foi criado para receber as demandas e resolvê-las no menor tempo possível. Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais, destacou a importância dos líderes comunitários para a solução de questões relacionadas à rede de água e esgoto com agilidade. “Eles estão nos bairros vendo onde estão os problemas e nos reportam imediatamente”.
Israel Eduardo Correa, presidente da Associação de Moradores do Jardim das Hortências aprova a comunicação via aplicativo para celular. “Fazemos o trabalho de monitoramento nos bairros, mandamos fotos. Somos sempre atendidos”, diz Correa, líder comunitário há mais de 10 anos. Osvaldo Willian da Silva, da Coophatrabalho, concorda. “Temos um canal direto com a empresa. Pelo grupo de WhatsApp resolvemos o problema de imediato”. Ergina Guimarães, conselheira da região do Segredo, também confirma a eficácia do atendimento. “Quando a gente solicita, a ligação (de água) é feita no mesmo dia”.
De acordo com Onofre Gomes Rocha, presidente da Associação de Moradores do Itatiaia, São Bernardo e Jardim Vitória, a Águas Guariroba é a única organização que tem esse tipo de trabalho junto à comunidade. “Fica mais fácil o acesso, a empresa resolve problemas como religamento de água e outros serviços”.
O modelo do programa Afluentes, que inclui contato telefônico, reuniões periódicas e visitas às instalações da empresa, deveria ser adotado pelo poder público, segundo a opinião de Leonor da Silva Rosário, representante do bairro Piratininga. “Como liderança comunitária estamos sempre atentos às necessidades do bairro. De toda Campo Grande é o único órgão que valoriza e olha, realmente, pra gente”, diz Leonor, satisfeita com o reconhecimento da atividade exercida.
CONFRATERNIZAÇÃO
A festa de encerramento das atividades reuniu as lideranças em um momento de confraternização. Para o gestor de Projetos Sociais “é uma forma de agradecer o trabalho das pessoas que nos ajudam a prestar o serviço, melhorando a cada dia”.
Durante o evento foram sorteados 18 presentes entre eles liquidificador, grill, batedeira, tostadeira, sanduicheira, espremedor de suco, umidificador de ar, cafeteira, ferro de passar roupa e ventilador. Também foram sorteadas cinco bicicletas e outras cinco foram presenteadas aos líderes que se destacaram em 2016, os que mais comunicaram vazamentos e outros problemas da comunidade.