Por iniciativa do vereador Otávio Trad (PSD), o paradesporto poderá ser incluído na grade de benefícios que a Prefeitura pretende instituir em Campo Grande para incentivar os atletas locais. Esta é a previsão de uma das duas emendas do parlamentar ao Projeto de Lei n° 10.336/21, de autoria do Executivo, criando o auxílio atleta e que está tramitando na Câmara Municipal.
Em outra emenda, o vereador propõe que 10% dos recursos a serem orçados para o programa sejam destinados às pessoas com deficiência. “Assim que recebemos o projeto, já tratamos de atender essa importantíssima demanda, que é garantir a inclusão de todos a este incentivo financeiro”, conta Otávio Trad. “Nosso objetivo é fomentar e dar visibilidade ao paradesporto local e aos paratletas de Campo Grande”, reforça.
Ao destacar a importância do apoio do poder público, o vereador lembra que Campo Grande tem excelentes atletas em várias modalidades e categorias, citando como exemplo o desempenho brilhante do corredor Yeltsin Jacques nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, conquistando duas medalhas de ouro e quebrando um recorde mundial. “Esse resultado aconteceu depois de treinar e usar equipamentos esportivos disponibilizados pelo Município”, acentua.
O PROJETO
Pela proposta do Executivo, os atletas e equipes poderão solicitar auxílio de custeio – como transporte, alimentação, estadia e inscrição, – para participar de eventos e competições realizadas fora da cidade. O incentivo financeiro já está previsto na Lei do Orçamento de 2021 e segundo o Plano Plurianual (PPA) 2018-2021 terá um orçamento de R$ 125 mil. Já para 2022 e 2023 a previsão orçamentária é de R$ 250 mil.