A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores, realiza nessa semana, em Campo Grande, a ‘Oficina Estadual para os Coordenadores Municipais de Endemias’. O evento reúne coordenadores dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul capacitados para o controle de vetores.
A oficina, que começou na segunda-feira (23) e segue até o fim da semana (27), vai qualificar os profissionais para que eles possam, além de serem valorizados, melhorar a qualidade de vida da população, oferecendo serviços de qualidade no controle de endemias – dengue, zika, febre amarela, chikungunya, chagas, malária e leishmaniose.
“O coordenador de endemias é responsável pelo planejamento, acompanhamento, supervisão e avaliação das atividades operacionais de campo, que é a visita domiciliar. As suas atividades exigem não só o integral conhecimento de todos os recursos técnicos empregados no combate aos vetores transmissores de doenças, além de desenvolver a capacidade de discernimento na solução das situações não previstas, ou de caráter emergencial”, explicou o coordenador estadual do Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário.
“Uma das maiores responsabilidades dos coordenadores municipais está atribuída à execução das atividades no combate às endemias realizadas pelos agentes de saúde e de endemias”, explicou Mauro. A oficina vai proporcionar a atualização de conhecimentos e o debate sobre novas propostas de trabalho.
A capacitação está acontecendo no Hotel Chácara do Lago. Em novembro, mais uma oficina será realizada, desta vez com os supervisores municipais de controle de vetores, também na Capital. No início do mês de outubro, a SES realizou outro evento de qualificação destinado aos supervisores técnicos.