Com um desembolso de R$ 329 mil 784,43, o governo de Mato Grosso do Sul realizou a reforma solicitada pela comunidade escolar do distrito de Pontinha do Cocho, em Camapuã, e cumpriu mais uma etapa da safra de investimentos na área do ensino público.
As reformas estão entre as providências que a Secretaria Estadual de Educação vem adotando, em sintonia com esta política pública que o governador Reinaldo Azambuja instituiu. “Além das reformas, a rede física também é atendida com obras e serviços de modernização e ampliação”, afirmou a secretária Maria Cecília Amêndola da Motta.
No caso de Pontinha do Cocho, a reivindicação é das mais importantes. O distrito fica a aproximadamente 70 km da sede do Município. E a Escola Estadual Joaquim Malaquias da Silva tornou-se, com o tempo, uma das principais fontes de desenvolvimento local, abrindo oportunidades para crianças, adolescentes e outras faixas que buscam acesso ao conhecimento para melhorar a condição de vida de suas famílias.
EXPECTATIVAS
“Logo depois fizemos uma visita ao superintendente Paulo Malacrida [da Diretoria-Geral de Infraestrutura, Administração e Apoio Escola/DGIAP/SED]. Fomos muito bem recebidos e, graças a Deus, atendidos em nossas reivindicações”, conta o diretor. A resposta às demandas apresentadas foi dada com agilidade e dentro das expectativas.
“Nós somos muito gratos ao Governo do Estado, à secretária de Educação, Maria Cecília, e ao superintendente Paulo Malacrida. Ainda aguardamos mais algumas melhorias, que já estão a caminho. Seriam serviços pequenos, como a revisão da parte elétrica e troca de um telhado”, disse Edmar Borges.
CUIDADOS
O superintendente de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Paulo Henrique Malacrida, disse que a reivindicação foi avaliada e planejada com o máximo de atenção para garantir plenamente as necessidades do estabelecimento. O projeto de reforma parcial incluiu pinturas interna e externa (na parte de alvenaria), troca de cobertura, pisos, janelas, forro PVC, sistema elétrico, além da demolição e reconstrução de uma parte do muro frontal.
Também constam das intervenções a troca de louças e vidros quebrados, piso e portas de algumas salas, substituição do corrimão e entrada dos banheiros, reparos hidráulicos e pintura da quadra com fechamento de alambrado. Com a reforma, agora a EE Joaquim Malaquias da Silva ganha um impulso renovado para avançar com a sua proposta conceitual de fazer do acesso ao ensino público de qualidade um efetivo instrumento de qualificação intelectual e profissional, na afirmação da cidadania.