Em solenidade realizada na semana passada, no Instituo Penal de Campo Grande (IPCG/MS), custodiados cadastrados receberam da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN-MS), e da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a carteira nacional do artesão, emitida por meio do Programa do Artesanato Brasileiro.
Estiveram presentes o diretor presidente da AGEPEN, Ailton Stropa Garcia, o secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação (Sectei), Athayde Nery, o diretor de assistência penitenciária, Gilson Assis Martins e o diretor do Instituto Penal de Campo Grande, Fúlvio Ramires da Silva, além de outros colaboradores.
Contente com o resultado obtido, Ailton Stropa destacou a oportunidade que os detentos terão de reconstruir suas vidas com uma nova profissão. “As palavras são de agradecimento a Sectei pela importante parceria que propicia, assim nossos internos tem acesso a uma qualificação. Quando saírem daqui poderão obter o sustento confeccionando artesanatos mudando o rumo de suas vidas”, afirmou o diretor presidente da AGEPEN.
O secretário Athayde Nery lembrou de ocasiões anteriores onde, devido a mesma parceria, entregou carteiras de artesão em outros presídios do Estado. “O governador tem colocado seu olho nesse tipo de ação, já entregamos em diversos presídios e até foram expostas, nos Festivais como América do Sul Pantanal ou Festival de Inverno de Bonito, peças feitas por detentos. Que vocês se dediquem cada vez mais a esse processo de reintegração e contem conosco sempre”, disse o secretário se dirigindo aos novos artesãos.
A Carteira do Artesão permite a comercialização com emissão de Nota Fiscal, acesso às feiras, comercialização na Casa do Artesão, direito à filiação às entidades de artesãos, entre outros benefícios. “Fico feliz de ter mesmo aqui dentro esta oportunidade, com certeza quando sair daqui já tenho de onde tirar minha própria renda para sustentar minha família de forma honesta”, contou Alex da Silva Rocha, de 21 anos.
Este ano já foram entregues 166 carteiras do artesão nos presídios de Campo Grande. Foram contemplados o Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, Presídio masculino de Segurança Média Anízio Lima, Instituto Penal de Campo Grande e Presídio de Trânsito.
Receberam a carteira nacional do artesão os internos: Alex da Silva Rocha, Alexandro Cavalheiro da Silva, Antonio Lopes Gonçalves, Edilson Ferreira da Silva, Lucas Miranda Dantas, Luciano Arcanjo Vicentim, Oscar Farias dos Santos, Sebastião Fernandes dos Santos e Thiago Franco da Silva.