Não é só a saúde pública que tira o sono e a paciência da população de Campo Grande. Em diversos setores da administração municipal a profusão de trapalhadas, equívocos e intervenções desastradas multiplicou os motivos da comunidade para protestar e vem canalizando para seus representantes, os vereadores, enxurradas de demandas com reivindicações que vão da falta de médico nos postos até obras malfeitas ou inconclusas, passando por buracos e lixo nas ruas, esgotos entupidos e serviços comprometidos por falta de estrutura.
Enquanto avalia se vai ou não cobrar explicações formais do prefeito Marcos Trad sobre a denúncia de “pedalada” orçamentária no manuseio das verbas do Fundo Municipal de Saúde, a Câmara despeja milhares de proposições nos gabinetes do chefe do Executivo e de seus secretários com indicações para todo tipo de providência, em todos os bairros da cidade.
A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) fiscaliza rotineiramente Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), colhendo dados sobre o que falta em cada uma. E abarrota a Prefeitura com pedidos como os do Jardim Itamaracá, que pleiteia a ampliação de vagas no Sisreg (Sistema Nacional de Regulação) do SUS (Sistema Único de Saúde) para realização de exames vasculares, ampliação de vagas para cirurgia cervicofacial na UBS Dr. Edson Quintino Mendes, além de um número maior de agentes de saúde e agilidade para fazer o cartão do SUS.
Para a UPA Aparecida Gonçalves Saraiva, ela reivindica ampliação no número de macas e leitos, reforço na equipe médica (pediatria no período diurno), fornecimento de alimentação para pacientes em atendimento prolongado, ampliação no atendimento, pintura das paredes, portas e janelas e conserto do aparelho de Raio X. Para a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dr. Jurandyr de Castro Coimbra, no Jardim Zé Pereira, Cida sugere reforço na equipe médica e o término do Posto de Saúde.
OBRAS ABANDONADAS
Por sua vez, o vereador Carlão Borges (PSB) informou estar preparando um documento no qual cobra a conclusão das obras dos Centros de Ensino Infantil (Ceinfs) do Jardim Talismã, Jardim Nascente do Segredo, Jardim Anache e Posto de Saúde do Jardim Presidente. Ele disse que teve a garantia do prefeito Marcos Trad que estas obras serão concluídas até o final do ano.
“No Ceinf do Talismã roubaram até as telhas, porque a obra está abandonada, sem guardas. Lá no Posto de Saúde do Jardim Presidente, região que sofre muito nessa área da saúde, a obra está parada desde 2012, na fase final, se deteriorando. No Ceinf do Anache roubaram as louças, o mato está alto. Fico triste em ver que obras que teriam um custo de R$ 170 mil, no máximo, vão sair por mais de R$ 500 mil para serem concluídas. São obras importantes para a vida da população que confia no poder público”, enfatizou.
SOB SUSPEITA
O vereador Veterinário Francisco (PSB) pediu informações à Prefeitura sobre um incentivo à empresa Petpax Crematorium, concedido por meio do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande). “A empresa ganhou um terreno da prefeitura para fazer um crematório de animais, que iria gerar vários empregos. Porém, no local doado para ser feito o crematório nem cerca tem. E, pior, virou um criatório do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika”, alertou.
Diante desse fato, Francisco pediu à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedesc) informações atualizadas do Processo Administrativo n. 101330/2011-11, de 11 de novembro de 2011, aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon). “Constatamos que até a presente data não há nenhum sinal de que a empresa beneficiada iniciou pelo menos limpeza da área recebida”, assinalou.
RUA DO IRMÃO
Segundo o site http://imprensainprensa.blogspot.com e em matéria do jornalista Dirceu Martins, os serviços de tapa-buracos realizados pela Prefeitura de Campo Grande têm sido eficientes para contemplar amigos ou parentes do administrador desta cidade esburacada e trânsito confuso. O veículo eletrônico assim descreveu um dos serviços da empreiteira a serviço do governo de Marquinhos Trad:
“Enquanto a população sofre com o descaso da mobilidade urbana, as quadras próximas as residências dos amigos e parentes estão sendo tão bem cuidadas que os buracos são fechados antes mesmo que surjam. Essa foto é na proximidade da residência do senador e irmão do prefeito, Nelsinho Trad. Ainda que tenha veículos que não se importem com os buracos, porque de alto valor e tecnologia de ponta, todo o entorno está um tapete. Mera coincidência”.
É isso mesmo, segundo a notícia: a rua não precisa do serviço que está sendo feito, a não ser, ao que parece (e aparece) na foto, o trecho bem em frente à casa do mano senador.