A Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste aberta nesta terça-feira (26) e segue até quinta-feira (28), em Bonito, é a sexta e última edição do projeto no ano de 2016. “A Rota do Desenvolvimento, nos moldes em que foi realizada até agora, termina nesta edição da Região Sudoeste”, afirmou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, que representou o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia de abertura.
Nas edições anteriores a Bonito, realizadas em Nova Andradina, Coxim, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, foram abrangidos 62 municípios e realizados 6 mil atendimentos. Em cada edição, mais de 200 atividades foram oferecidas pelo governo do Estado (Semade, Imasul, AEM-MS, Jucems e outros parceiros governamentais) juntamente com o Sebrae-MS e outras entidades do setor produtivo. A Rota é uma ação promovida no âmbito do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq).
“Agora, a Semade, juntamente com as equipes do Sebrae, Fiems, Fecomércio, Faems e Famasul, trabalha na formatação da segunda etapa do projeto. Vamos elaborar um novo modelo para dar um retorno a tudo aquilo que diagnosticamos nas edicões realizadas. Comprovamos que é possível que o poder público e o setor privado trabalhem juntos com eficiência e harmonia”, acrescentou o secretário.
Na avaliação do secretário-adjunto da Semade, Ricardo Senna, “a Rota do Desenvolvimento já permitiu chegar nas regiões e identificar quais são as suas potencialidades, quais são os seus problemas e, a partir disso, formular as políticas de desenvolvimento tanto econômico quanto ambiental e atuar de acordo com cada realidade que nós encontramos”.
Para o presidente da Fecomércio e do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS, Edison Araújo, “a Rota do Desenvolvimento é uma resposta efetiva à crise. E essa reação passa pelos pequenos negócios, que são os maiores geradores de emprego e renda de nosso Estado. Temos de priorizar a melhoria dos nossos processos, produtos e serviços, pois é um setor de fundamental importância para a nossa economia”.
O prefeito de Bonito, Leonel Lemos (Leleco), lembrou que o histórico de seu município é de parceria com os pequenos negócios. “Foram os pequenos negócios que transformaram a cidade de Bonito no principal destino de Ecoturismo do Brasil. Por isso, um evento como a Rota do Desenvolvimento é de fundamental importância para fortalecer nossa principal atividade econômica”.
Abertura
A solenidade de abertura da Rota do Desenvolvimento Região Sudoeste contou ainda com a presença do diretor-presidente da Fundtur, Nelson Cintra; do diretor-presidente da Fundect, Marcelo Turine; de Lorena Mendez, vice-ministra do vice-Ministério de micro, pequenas e medias empresas do Paraguai; de Bruno Varuno Vaccotti, vice-presidente da IncuPar; de Oscar Salazar Yaryes, presidente do Clube de Negócios de Assunção e de Jardel Pauber Matos e Silva, presidente da Rede MS de Inovação. (Assessoria)