A ampliação dos recursos federais e a imunização contra a Covid-19 estão entre as reivindicações feitas por integrantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/MS) ao deputado estadual Gerson Claro (PP) em reunião virtual que aconteceu no último dia 8. Logo em seguida, o parlamentar acionou sua assessoria e iniciou contatos com várias autoridades para abrir perspectivas reais de encaminhamento e respostas positivas.
Segundo Gerson Claro, trata-se de uma questão desafiadora e politicamente complexa porque são demandas que mobilizam outros segmentos e categorias, em especial as que trabalham no setor público. “Ao mesmo tempo, essa complexidade é que nos motiva ainda mais, especialmente no caso de uma área preponderante para as políticas de inclusão”, argumenta. “Estou certo que teremos uma forte base de apoio para levar adiante essa luta, que é das mais legítimas”, acredita.
O Coegemas reivindica a recomposição e ampliação dos recursos repassados pela União; a vacinação dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas); e a garantia de canais de atendimento que facilitem o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos serviços e auxílios do Governo Federal, entre outras providências.
A vacina é uma necessidade urgente e indiscutível, reforça Gerson. “Ao todo, são 8.600 pessoas na linha de frente para atender a população mais vulnerável, de acordo com o Coegemas. Estamos determinados a avançar o mais rapidamente possível nesse objetivo”, disse. Entre os contatos políticos de Gerson estão os colegas da Assembleia Legislativa e congressistas, entre os quais o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, um correligionário e amigo.