Para comemorar 24 anos de carreira, o produtor e DJ Jay C está preparando uma grande festa. Conhecido por ser um dos precursores do cenário eletrônico do Estado, em mais de duas décadas acompanhou a evolução da cena, teve a oportunidade de tocar com grandes nomes nacionais e internacionais e ainda teve o mérito de ter incentivado e ensinado a tocar o lendário empresário da noite e idealizador da D-Edge, Renato Ratier. A festa 24 anos acontece no dia 23 de novembro, a partir das 21 horas, na Rua Paraíba, 73.
Quando se pensa em música eletrônica, dentre os nomes que fizeram história no Estado está Jailson Costa, 42 anos, produtor e DJ, mais conhecido como Jay C. O início foi na década de 80, ouvindo Depeche Mode, New Order e outros desta geração. Recém-chegado de Minas Gerais, estado onde morava anteriormente, ao chegar à Capital Morena seu grande mentor foi o DJ e produtor Gilson Dario.
Nesta mesma época começou a comprar discos lançados por grandes DJs e a fazer suas primeiras festinhas, primeiramente em escolas e depois na casa de amigos. Curiosamente, seu parceiro neste início foi o músico Piazza, que trilhou outros caminhos.
Depois disso, já na década de 90, os convites passaram a ser mais frequentes, até ser convidado a tocar em casas famosas como Chatanooga, Clube Surian, 360, Nix, Maria Chique, Krakatoa, Mr. Dan e, finalmente, a famosa D-EDGE, que começou sua história em Campo Grande e que atualmente, em SP, se encontra na lista dos 25 maiores clubes de todos os tempos, segundo a Billboard.
Entre as lições que aprendeu na vida, uma coisa ficou clara ao DJ. “As pessoas entram e saem de sua vida, mas sempre deixando uma energia positiva. Alguns se casam, outros vão embora da cidade e acabam saindo da noite. Costumo dizer que tudo é um ciclo. De oito em oito anos existe uma reciclagem, assim como na música. Estilos que estão em alta e depois em baixa, como o house, deep, techno, trance. Sobretudo, vejo que é preciso evoluir, se moldar para permanecer no mercado”, explica Jay C.
Por outro lado, grandes nomes como Laurent Garnier, Mau Mau, Anderson Noise, Renato Ratier, Carl Cox, serviram de inspiração em sua carreira. Aliás, uma das grandes curiosidades, e que muita gente desconhece, é a longa amizade que tem com Renato Ratier. De certa forma, ele auxiliou e incentivou Ratier a tocar. Bom gosto ele sempre teve, faltava apenas um empurrãozinho. E quem fez isso, foi Jay C. “O Renato sempre foi um líder, um mestre. Tenho uma enorme gratidão por ele ter apresentado a música underground à Capital e a acreditar até hoje no cenário”, conta.
DJ Jay C tem muita história para contar. Uma de suas melhores lembranças como DJ foi sua residência por mais de 10 anos no D-EDGE e com o Skol Beats. Oportunidades que permitiram que dividisse as pick-ups com quase todos os seus grandes ídolos como Laurent Garnier, Mau Mau, Noise, Kevin Sauderson (criador do Techno), Ratier, Tim TM, Murphy e Agoria. Sem falar nas festas memoráveis, a exemplo da Skol Beats, Smile, Antraxx, Brasiliam Musis Festival, Lov.e, Circuito Techno, Mega Avonts, SP Groove, D-EDGE, seu preferido, e claro, sua marca TECHNOESTE, que completa 20 anos.
Atualmente divide o projeto MS-T com seu parceiro, o artista e DJ Andre Garde, que comemora 18 anos de carreira e também teve a felicidade de ser um de seus alunos. Próximo de completar bodas de prata, ele ainda quer ver suas produções bombando na pista. E se a palavra é evolução, mesmo tendo influência do techno, ele sempre se aventura em outras vertentes, pois sabe que junto com a experiência, vem a sabedoria e um grau maior de exigência.
Para marcar seus 24 anos de carreira a ideia é lançar no ano que vem 24 músicas, sendo duas por mês. Além disso, Jay C está preparando uma grande festa. No dia 23 de novembro, no Paraíba, acontece a Festa 24 anos, a partir das 21 horas. O evento conta com a participação de DJs locais, além de Paula Chalup, residente da D-Edge São Paulo.
Os ingressos antecipados custam R$ 20 e podem ser encontrados a partir de amanhã (13), no próprio local da festa, no Paraíba, localizado na rua Paraíba, 73, após às 17 horas e na Academia Via Olímpica, a partir das 7 horas. Mais informações pelo 98137-2019.