Uma iniciativa da Câmara de Vereadores, com a participação da Superintendência do Trabalho e outras entidades públicas e civis, a Feira do Trabalho de Campo Grande teve sua terceira edição realizada com absoluto sucesso na região das Moreninhas. No sábado, 21, centenas de moradores tiveram a oportunidade de fazer contato com seus representantes e aproveitar os diversos serviços de saúde, utilidade pública e diversões.
“São parceiros extraordinários que se somam ao esforço e à capacidade de todos os vereadores, um mutirão de vontades vitoriosas em favor da sociedade”, disse João Rocha (PSDB), presidente da Câmara.
O evento teve como ponto de referência a Escola Estadual Maria Lourdes Widal Roma, oferecendo mais de 70 serviços à população. Segundo o assessor do Ministério do Trabalho, Pedro Souza, que representou o ministro Ronaldo Nogueira, o projeto é pioneiro, começou em Mato Grosso do Sul e será estendido pela Pasta a outros estados brasileiros. “A integração dos órgãos que prestam serviços é um case de sucesso que o Ministério quer ampliar no País”, disse. “Quando achamos que não temos condições financeiras ou pessoas para fazer o trabalho, a gente não consegue fazer nada. Mas, quando idealizamos a integração, é isso que acontece”, completou.
Souza se disse ainda mais motivado com o volume de colaboradores, que contabilizou nessa edição 97 parceiros. “Não tem mais nada para dizer. O sucesso é a prestação de serviço da melhor forma que fazemos. Estamos aqui, indo ao encontro da sociedade, que não pode, muitas vezes, se deslocar para buscar sua Carteira de Trabalho ou de Identidade”, completou. Além dos serviços oferecidos pelos parceiros, foi realizada uma ação em conjunto da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), com o Projeto ‘Um Sorriso do Tamanho Do Brasil’, prestando atendimento preventivo às crianças e instruções de higiene bucal.
Segundo o superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Vladimir Benedito Struck, a intenção é alcançar, no mínimo, 15 mil atendimentos. “O evento foi pensado no ano passado e a gente veio construindo. Só é possível graças aos parceiros. É um evento de instituições que vem ganhando cada vez mais parceiros. Nesse momento difícil que passamos, temos que olhar e atender as pessoas. Política se faz com resultados. É um case de sucesso porque é um evento único, com várias instituições fazendo várias entregas”, comemorou.
“Isto só é possível graças a Câmara Municipal, ao empenho do vereador João Rocha e seus pares, que compraram a ideia. É um evento de todos os vereadores. Quando começamos esse projeto, começamos no estacionamento da Câmara. Queremos superar os 15 mil atendimentos. Isso é fruto de muito esforço e transparência com o que é público. Nós dividimos a despesa. Cada um entra com um pouco e o todo acontece”, acentuou Struck.
A feira teve programação completa com atrações culturais, praça de alimentação (com apoio da Abrasel), atendimentos de saúde, palestras, orientações e emissão de documentos. Os serviços que beneficiam a população durante a Feira englobam emissão de carteiras de trabalho, CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartões do SUS, cadastro biométrico da Justiça Eleitoral, emissão de Título de Eleitor e mudança de endereço de votação, além de diversos exames de saúde. As Moreninhas formam o maior complexo populacional da cidade, com mais de 70 mil habitantes.