Com recursos próprios, o governo de Mato Grosso do Sul investiu R$ 450 mil na revitalização e modernização da Escola Estadual Antonio Salustio Areias. A secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta, chama a atenção para a importância da obra, observando que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vê a ampla dimensão social do estabelecimento na formação da clientela estudantil.
“Estamos investindo R$ 500 milhões na recuperação e reestruturação da rede estadual. Quando os alunos voltarem para as salas de aula, praticamente todas as escolas já estarão com reformas e outras melhorias”, acentua Azambuja. “Isso tudo a gente faz pela qualidade do ensino e pelas condições necessárias para que os alunos tenham conforto e a melhor estrutura em seu aprendizado”.
Segundo Paulo Henrique Malacrida, superintendente de Infraestrutura e Apoio Operacional da SED, o projeto da EE Antonio Salustio Areias incluiu a reforma da quadra de esportes (troca de pilares e vigas comprometidos por fezes de pombos e ferrugem); lixamento com aplicação de proteção metálica; troca de telhas; alvenaria de fechamento; alambrado de proteção contra aves; pinturas externa e interna; reparos no piso e as demarcações.
A escola recebeu ainda um posto de transformação em alta tensão e o sistema elétrico para ar condicionado. A obra na quadra esportiva é reinvindicação antiga. “Numa visita a Aquidauana, o governador ouviu o apelo, de pronto autorizou a Secretaria e esta nos encaminhou a ordem para providenciar a restauração da quadra. Era precário o estado de sua cobertura, com riscos aos alunos, professores e à comunidade”, relata Malacrida.
Outra solicitação foi o ajuste do sistema elétrico para funcionamento do ar condicionado. “Todas essas necessidades foram atendidas”, pontua. Só uma intervenção na escola não tem a chancela financeira do governo estadual: os aparelhos de ar condicionado foram doados pelo deputado estadual Felipe Orro (PSDB), que é aquidauanense.
O diretor Marcelo da Silva Duarte elogia a atenção que a escola recebeu do governador e da equipe da Secretaria de Educação. Destaca os benefícios que as obras trazem para o aprendizado e também às práticas saudáveis no uso da quadra, definindo que investimentos dessa natureza são estímulos determinantes para a busca do conhecimento.