Um conjunto de análises e testes laboratoriais dos mais sofisticados definiu que a população campo-grandense consome uma água com índice de potabilidade que passa dos 99%. Este é um dos resultados que se destacam no Relatório Anual de Qualidade 2017 que é divulgado este mês pela concessionária dos serviços de abastecimento, Águas Guariroba.
O material informativo é distribuído pela equipe de leituristas aos usuários de água e esgoto. Este ano, o relatório foi totalmente reformulado para facilitar a entrega e oferecer uma leitura mais agradável aos clientes. A iniciativa atende a uma exigência do Decreto Federal 5.440, de 04/05/2005, e demonstra o compromisso da empresa com a transparência nos serviços prestados.
“Além de atender a legislação, o relatório possibilita o acesso da população a informações sobre a qualidade da água que consome”, afirma a coordenadora de laboratórios e produção de água, Vera Sandim. Desde a captação até a distribuição da água em todos os bairros, a equipe da Águas Guariroba realiza um rigoroso trabalho de tratamento e controle.
“Em 2017 fizemos mais análises do que o previsto na legislação e nosso índice de potabilidade foi superior a 99%. A classificação da água das represas variou entre bom e ótimo. Isso demonstra nosso compromisso em fornecer uma água de excelente qualidade”, afirma Sandim. Com o Relatório, a população poderá conferir o resumo do resultado das análises dos principais parâmetros estabelecidos para a água destinada no Brasil ao consumo humano, com itens como a cor, turbidez, PH e índice de cloro.
A água distribuída em Campo Grande é monitorada em um laboratório que fica na estação de tratamento de água Guariroba, onde são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras coletadas em vários pontos da cidade. Por dia, a Águas Guariroba analisa em média 130 amostras de água. Mensalmente, são verificados 20 mil parâmetros de qualidade.
O Laboratório de Monitoramento de Qualidade da Águas Guariroba é certificado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) em 15 processos e análises realizados para controle da potabilidade da água, desde a captação até a rede de distribuição. Além disso, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande mantém há 15 anos a certificação da Norma ISO 9001:2008, que estabelece padrões internacionais de qualidade em seus processos.